2º Anuário Mineral do Pará é lançado no Espaço São José Liberto

O lançamento ocorreu no Coliseu das Artes do São José Liberto. FOTO: S3A Fotografia
Com o tema “Minérios de nossa terra, riquezas para nossa gente”, a segunda edição do Anuário Mineral do Pará foi lançada na noite da última quinta-feira (14), no Coliseu das Artes do Espaço São José Liberto, pelo Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral). A solenidade também comemorou índices positivos de um dos setores mais importantes da economia do Estado, reunindo autoridades, políticos e personalidades de destaque na área. Homenagens, lançamento do Concurso de Redação da Mineração e show da cantora paraense Liah Soares também marcaram o evento.

A publicação pretende oferecer informação de qualidade aos diversos públicos, esclarecendo, por exemplo, como o setor mineral pode contribuir de forma positiva para a sociedade, constituindo-se em uma importante ferramenta para o estabelecimento de uma “cultura mineral”. De acordo com dados do Sindicato, em 2012 a mineração respondeu por 89% das exportações totais do Estado, gerando cerca de 255 mil empregos diretos e indiretos.

José Fernando Gomes, presidente da Simineral. FOTO: 3SA Fotografia
“Esse momento que estamos vivenciando é um marco para o engrandecimento do setor mineral e da população do Estado do Pará. Ele representa os anseios da diretoria e de todos que fazem parte deste sindicato e que buscam, com o lançamento do 2º Anuário Mineral do Pará, estabelecer um vínculo cada vez mais forte de aprendizado e de conhecimento do que é a mineração e o que ela significa para o desenvolvimento da sociedade”, assegurou José Fernando Gomes Júnior, presidente do Simineral.


Sidney Rosa, secretário Especial de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção, falou dos avanços e desafios da Mineração no Estado, lembrando que o Governo do Pará tem se empenhado para oferecer aos empreendedores não apenas a facilitação das licenças, dos incentivos e de todos os mecanismos que possam atrair investimentos, como também, com responsabilidade, tem criado “um bom ambiente de negócios, que possa repercutir para o povo do Pará o que essa enorme atividade econômica já produz”.

Davi Leal, titular da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), destacou que esse é um momento importante, onde o Pará, segundo estado minerador do país, se sobressai na produção mineral. A previsão é de que, dentro de cinco anos, o Pará esteja liderando o ranking nacional. “Acreditamos que, com isso, o Pará vai ter uma importante oportunidade de desenvolvimento, desde que consigamos, realmente, agregar valor e verticalizar a nossa produção. Aí, sim, a gente entra numa fase de desenvolvimento muito grande aqui no Estado, principalmente na geração de emprego e renda”, reiterou.
O show da cantora paraense Liah Soares foi uma das atrações do lançamento do Anuário. FOTO: S3A Fotografia
HOMENAGENS - Um dos homenageados da noite foi o ex-funcionário, hoje aposentado da Vale, José Carlos Gomes Soares, que recebeu o Prêmio “Minerador Destaque”. O Sindicato também homenageou o deputado estadual Raimundo Santos, presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Mineração no Estado do Pará, que foi contemplado com a “1ª Comenda de Mérito Minerador Honorário”.

2º Anuário Mineral do Pará. FOTO: S3A Fotografia
“Eu fico feliz porque, hoje, com o prêmio que eu recebi como Minerador Honorário, toda a Assembléia Legislativa foi homenageada pela criação da Frente Parlamentar da Mineração, pelo Dia da Mineração e também pela Semana da Mineração do Estado do Pará. Estamos contribuindo e somando com o Sindicato Mineral, fazendo a nossa parte para aumentar a autoestima da população, e também no sentido de garantir que as nossas riquezas possam se reverter em benefícios para a população, que precisa ser recompensada pela exploração do que está em solo paraense”, disse o deputado, que foi responsável pela emenda que instituiu o Dia da Mineração, comemorado em 14 de março.

Cerca de sete mil exemplares do Anuário Mineral do Pará deverão ser entregues em escolas públicas e municipais do Estado. Com uma linguagem mais didática, a nova edição do Anuário Mineral do Pará chega com o dobro do número de exemplares do ano passado e será lançada em 11 municípios paraenses.Também aumentou o número de apoiadores do Anuário, que este ano somaram mais de 30, entre mineradoras, poder público e sociedade.

Ascom/Igama

Leia também AQUI




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso