Festival de Dança do Norte mostra do balé clássico ao hip hop no São José Liberto

Ballare Cia. de Dança participou da abertura do Festival de Dança do Norte
A quinta edição do Festival de Dança do Norte (FDN) foi aberta com a participação de 13 grupos inscritos no evento, na tarde de sábado (17). A diversidade mostrada pelos dançarinos agradou ao público que compareceu ao Coliseu das Artes, no Espaço São José Liberto/Polo Joalheiro do Pará. O festival, cuja programação inclui oficinas, “aulão” e bailes de dança, prossegue até 09 de dezembro, em vários pontos da capital paraense, sempre com entrada franca.

O FDN é realizado pelo Thiganá Studio de Dança, em parceria com a iniciativa privada e apoio cultural do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) e Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom). O professor de dança Marcelo Thiganá, idealizador e coordenador do evento, contou que o encontro deve reunir mais de 10 mil pessoas, entre público, participantes e professores, com o objetivo de democratizar e divulgar a dança desenvolvida no norte do país.

 Marcelo Thiganá,  coordenador do FDN, comemora sucesso do evento
“O FDN nasceu para unir todos os estilos de dança. A filosofia do festival é essa, por isso não cobramos do artista. Corremos atrás de patrocínio para realizar o festival com esse formato. Também estimulamos o artista a formar o seu público, convidando amigos e admiradores da dança”, explicou Marcelo Thiganá, acrescentando que toda a programação é gratuita - os participantes não pagam as oficinas e nem as apresentações.

O coordenador também garantiu que o festival cresce a cada ano, e que essa é a primeira vez que o Espaço São José Liberto entra no circuito do evento, o que deve se repetir nas próximas edições.
Dança de Salão com Nonato Carvalho e Andréa Souz
DIVULGAÇÃO - Para o eletricista Nonato Carvalho, que pratica dança de salão há mais de 10 anos, o Festival de Dança do Norte ajuda a divulgar ainda mais essa arte e também o São José Liberto, considerado um dos principais pontos turísticos da capital paraense.

“O festival é uma forma de tirar a dança de dentro das academias, escolas e teatros, colaborando com a formação de plateia e divulgação desta arte. Dança é qualidade de vida e faz bem para o corpo, para a mente e para o espírito. Um espaço aberto e bonito como o São José Liberto ajuda a formar esse espírito coletivo, com demonstrações de dança de vários locais e estilos”, destacou Nonato Carvalho.

“Receber um espetáculo desse nível é uma grande satisfação para nós, porque dá oportunidade ao público de apreciar vários gêneros de dança”, reiterou Carmem Macedo, gerente de Eventos do São José Liberto. O público também aprovou a iniciativa. “Foi uma ótima oportunidade de conhecer o espaço e ver as novidades na área da dança”, ressaltou Dayane Souza, professora de balé, que mora no município de Mãe do Rio, no nordeste do Pará, e ainda não conhecia o Polo Joalheiro.
Públicou prestigiou a abertura do Festival de Dança do Norte
HOMENAGEM – O dançarino Nonato Carvalho e a bailarina e diretora da Ballare Escola de Dança, Ana Rosa Crispino, foram os homenageados deste ano. Para a professora Andréa Souza, que aos três meses de gravidez dividirá o palco com Nonato neste domingo (18), a homenagem é justa, pela dedicação dele à arte da dança.

A Ballare Cia. de Dança apresentou a coreografia “Suíte Waldemar”, uma homenagem ao maestro paraense Waldemar Henrique, que reuniu 16 bailarinos da companhia. Marcelo Thiganá ressaltou que a homenagem é o reconhecimento ao trabalho da Ballare, uma das grandes referências da dança acadêmica no Estado, com premiações e destaque em encontros nacionais e internacionais. “Além do belo trabalho da Ana Rosa, ela também é uma grande colaboradora e parceira do festival”, disse Thiganá.

No sábado se apresentaram no Coliseu das Artes a Ribalta Cia. de Dança, Ballare Cia. de Dança, Centro de Dança Luz, Arte de Dançar, Cia de Dança Marcelo Thiganá, Ritmos de Dança, Fernando Nunes, Luizão, Etnias da Dança, DSAS Cia de Dança e Espaço de Dança SubSar.

Neste domingo (18), a partir das 17h, no Coliseu das Artes, também haverá apresentação de 13 escolas, sendo que a segunda parte do espetáculo, denominada “Julie Dance”, reunirá coreografias de várias vertentes da dança, incluindo forró, hip hop, dança folclórica, brega, balé clássico e o popular “treme”. A apresentação encerra a primeira etapa do FDN.

O Centrro de Dança Luz também participou do FDN
SEGUNDA ETAPA - Nos dias 06, 7, 8 e 09 de dezembro acontecerá a segunda etapa do festival, com a realização de diversas oficinas de dança de salão, como Bolero, Tango, Bachata (ritmo colombiano) e Tecnomelody, no Clube dos Subtenentes e Sargentos da Amazônia (SubSar). Entre os professores convidados estão Regina Mendonça e Bianca Gonzalez, do Rio de Janeiro, e Israel Sherman, do Distrito Federal. No dia 8 haverá um baile, para marcar o encerramento do evento, no Thiganá Studio de Dança.

Além do Espaço São José Liberto, o 5º Festival de Dança do Norte conta com os seguintes apoiadores: Grande e Grande Ltda., Point do Açaí, Rede Record, Fio da Meada, Y.Yamada, Carmem Academia, Lusotur, Belém Soft Hotel, Norte Refrigeração, Metropolitana FM, Nikei Design, Loja do Policial, Wladimir Costa e Wanderlan Quaresma.

SERVIÇO: O 5º Festival de Dança do Norte prossegue neste domingo (18), às 17h, no Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, bairro Jurunas). Mais informações: (91) 3276-6837e 8239-5308 (Marcelo Thiganá), e (91) 3344-3517(Carmem Macedo).

Diversidade de estilos e belas coreografias marcaram evento
  
FOTOS: Nonato Carvalho e Igama (divulgação)

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso