São José Liberto abre a exposição Joias de Nazaré 2012


As 70 joias da exposição foram criadas por 17 designers do Polo Joalheiro do Pará
Criatividade, sofisticação e modernidade foram características destacadas pelo público nas peças que compõem a exposição “Joias de Nazaré 2012 – Procissões do Círio – A fé renovada em todos os caminhos”, aberta na noite de terça-feira (09), no Espaço São José Liberto/Polo Joalheiro do Pará. Com 70 joias, de vários estilos, formatos e preços, a mostra integra o trabalho de designers, ourives, lapidários, cravadores e artesãos às homenagens feitas a Nossa Senhora de Nazaré durante o mês de outubro.

Realizada pelo Governo do Pará, por meio das Secretarias de Estado de Cultura (Secult) e de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), e pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), a décima edição da “Joias de Nazaré” foi aberta com uma cerimônia religiosa na Capela do São José Liberto, celebrada por frei Hermano, da Capela Rainha da Paz. Após a celebração, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi conduzida até o local da mostra, onde permanecerá ao lado dos trabalhos dos 17 designers que criaram as peças da coleção, produzidas por microempresários que integram o Programa Polo Joalheiro: Amazon Art Joias, Zeus, Ourogema, Danatureza, Montenegro’s, Amazonita, HS Criações & Design, L&B Joias, Joiartmiro, Antônio Tavares, Sila Brasila, Hanna Mariah, Francileudo Duarte, Ivete Negrão e Camilla Amarall.

Frei Hermano entrega a imagem de Nossa Senhora à diretora Rosa Helena Neves
No local da exposição, a Casa do Artesão no Espaço São José Liberto, a imagem foi entregue por frei Hermano à diretora executiva do Igama, Rosa Helena Neves.

Segundo a diretora, a cada ano o processo de criação das joias se renova. Ela lembrou a determinação dos profissionais do Polo Joalheiro para realizar a mostra, que acontece desde 2003. “Manter as tradições envolve luta e saber enfrentar desafios”, ressaltou a diretora, que agradeceu ao empenho da Seicom e da Secult na concretização de mais esta edição do evento.

Rosa Helena também fez um agradecimento à diretora do Museu de Gemas do Pará, Anna Cristina Meireles; à professora Rosângela Gouvêa, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), que coordenou o workshop de criação das joias; ao artista visual Emanuel Franco, autor do projeto de ambientação da exposição; ao fotógrafo João Ramid; a Carlos Figueira e Jaqueline Alves, representantes da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), e a Eraldo Conde, gerente administrativo da Alubar Metais e Cabos, e Mônica Alvarez, relações públicas da empresa, que participaram da cerimônia.

"Festa de fé" é o pingente criado pela designer Joseli Limão
RIQUEZA - O presidente do Conselho de Administração do Igama, Airton Lisboa Fernandes, que representou o titular da Seicom, David Leal, afirmou que a exposição “Joias de Nazaré” é uma mostra “da pujança, da riqueza e da cultura do povo paraense”. Segundo ele, “é uma satisfação para a Seicom patrocinar um espaço como o São José Liberto“, contribuindo para ampliar sua visibilidade não só no Pará, e também para gerar mais empregos e renda no Estado. “O Governo do Pará, como principal patrocinador deste espaço cultural, tem a certeza de que o evento irá contribuir para promover a divulgação das nossas riquezas e a valorização dos que aqui trabalham”, reiterou Airton Fernandes.

Para a designer Eli Cascaes, que participa da mostra desde sua primeira edição, a evolução do design e do acabamento das joias está entre os avanços desse trabalho. “Hoje temos peças mais refinadas. O designer e o ourives mostram o amadurecimento nessa nova forma de ver a joalheria do Pará”, afirmou Eli. A designer Selma Montenegro, vinculada ao Polo Joalheiro desde 2004, disse que os profissionais se superam a cada ano. “Quando nos reunimos para fazer esta coleção o clima é especial. É muito forte a vontade de fazer o melhor para homenagear Nossa Senhora, a festa, os romeiros”, destacou Selma, que este ano é uma das designers selecionadas para o concurso internacional de design de joias em ouro, promovido pela mineradora AngloGold.

ESSÊNCIA - Trabalhar com a temática do Círio também é um momento único para a designer Ivete Negrão. “Círio transforma momentos e situações. Sua essência dá a força para superar as dificuldades, e a sensibilidade para tornar o trabalho prazeroso e bonito. A cada ano as ideias se renovam”, disse Ivete. Sobre o desafio de recriar o Círio em forma de joias, Selma Montenegro ressaltou que “a arte é inesgotável”. Para Eli Cascaes, “a unção nazarena move a criatividade”.

A qualidade da coleção foi destacada pela advogada Carmelita Faria, que pela primeira vez participou da abertura da exposição. “As peças são muito criativas, modernas e sofisticadas, e mostram bem a cultura da região e a festividade do Círio. Espero que o governo continue incentivando o trabalho dos joalheiros, que é muito importante para o desenvolvimento do Estado”, afirmou Carmelita Faria após visitar a exposição.

O artista plástico Emanuel Franco assina o projeto visual da mostra
O projeto visual da exposição, inspirado no formato de uma canoa, valoriza recortes de imagens fotográficas do Círio, de autoria de João Ramid, integrados a pequenos objetos de miriti pintados de branco. Os objetos fazem referência ao imaginário cultural ribeirinho paraense e também aos objetos de cera levados pelos promesseiros durante a procissão do Círio de Nazaré.

Também assinam as peças da nova coleção os seguintes designers: Felipe Braun, Ivam Silva, Ocione Garçom, Lidia Abrahim, Joseli Lima, Rosaurea Simões, Paloma Vale, Barbara Müller, Camilla Amarall, Clarisse Fonseca, Marcilene Rodrigues, Celeste Heitmann, Helena Bezerra e Fábio Monteiro.

SERVIÇO – A exposição “Joias de Nazaré 2012 – Procissões do Círio – A fé renovada em todos os caminhos” tem entrada franca, e pode ser visitada até 04 de novembro, no Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/bairro Jurunas). Mais informações pelo fone (91) 3344-3500.

Ascom/Igama

FOTOS: CARLOS SODRÉ/AG. PARÁ




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso