A primeira-dama do Estado Ana Jatene (à direita) participou da abertura da exposição. FOTO: CARLOS SODRÉ/AG.PARÁ |
A exposição conta, em uma linha do tempo, toda a trajetória de luta das pessoas com deficiência pela inclusão social no Brasil. A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades e representantes das instituições que promovem a exposição, incluindo a primeira-dama do Estado, Ana Jatene. A mostra, que já percorreu cinco capitais brasileiras, é resultado de uma pesquisa da Secretaria de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que no Pará ganhou apoio da Secretaria Especial de Proteção Social.
O material levantado durante a pesquisa embasou a elaboração dos textos, vídeos e áudios apresentados na exposição itinerante. Segundo a diretora da OEI, Ivana Siqueira, a mostra foi concebida para que todos possam visitá-la. “A exposição tem um componente pedagógico muito forte, e as pessoas portadoras de deficiência têm acesso livre a todo o conteúdo da exposição, planejada para receber esse público”, explica.
Apresentações de dança foram atração da abertura da exposição. FOTO: CARLOS SODRÉ/AG. PARÁ |
Durante a cerimônia de abertura da exposição, o secretário especial de Proteção e Desenvolvimento Social, Sérgio Leão, anunciou que no próximo dia 23 será lançado o Plano Estadual para a Pessoa com Deficiência, que contém uma série de ações para ampliar os projetos e programas de governo já em curso no Estado. Outro investimento o é Centro de Reabilitação para Portadores de Necessidade Especiais e o Jardim das Palmas, um espaço de convivência para a população, no local onde hoje está o Terminal Hidroviário Luiz Rebelo.
“Existem diversas ações que já estão sendo desenvolvidas pelos órgãos de governo. O plano vem centralizar essas iniciativas, dando mais força a elas, com incentivo financeiro e a integração de diversas áreas do governo”, explicou o secretário. A exposição “Para Todos - O Movimento das Pessoas com Deficiência no Brasil” fica em Belém até 27 deste mês, no Espaço São José Liberto, com entrada franca. O horário de visitação é das 10 às 18 horas.
FONTE: AGÊNCIA PARÁ DE NOTÍCIAS
Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postar um comentário