Exposição resgata a trajetória de luta das pessoas com deficiência


A primeira-dama do Estado Ana Jatene (à direita) participou da abertura da exposição. FOTO: CARLOS SODRÉ/AG.PARÁ
Foi aberta nesta sexta-feira (5) em Belém a exposição “Para Todos - O Movimento das Pessoas com Deficiência no Brasil”. Promovida pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Presidência da República e Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), em parceria com a Secretaria Especial de Estado de Proteção e Desenvolvimento Social do Pará, a mostra está instalada no Espaço São José Liberto.

A exposição conta, em uma linha do tempo, toda a trajetória de luta das pessoas com deficiência pela inclusão social no Brasil. A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades e representantes das instituições que promovem a exposição, incluindo a primeira-dama do Estado, Ana Jatene. A mostra, que já percorreu cinco capitais brasileiras, é resultado de uma pesquisa da Secretaria de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que no Pará ganhou apoio da Secretaria Especial de Proteção Social.

O material levantado durante a pesquisa embasou a elaboração dos textos, vídeos e áudios apresentados na exposição itinerante. Segundo a diretora da OEI, Ivana Siqueira, a mostra foi concebida para que todos possam visitá-la. “A exposição tem um componente pedagógico muito forte, e as pessoas portadoras de deficiência têm acesso livre a todo o conteúdo da exposição, planejada para receber esse público”, explica.

Apresentações de dança foram atração da abertura da exposição. FOTO: CARLOS SODRÉ/AG. PARÁ 
CONQUISTAS – O Pará tem papel de destaque no cumprimento das ações para acessibilidade das pessoas com deficiência. No Pará, essa parcela da população já comemora vitórias, como a isenção do pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotivos (IPVA) e a inclusão no programa Cheque Moradia, concedido pelo governo do Estado. “São conquistas que demonstram o compromisso do governo com os portadores de deficiência”, ressalta o presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Valdir Moura.

Durante a cerimônia de abertura da exposição, o secretário especial de Proteção e Desenvolvimento Social, Sérgio Leão, anunciou que no próximo dia 23 será lançado o Plano Estadual para a Pessoa com Deficiência, que contém uma série de ações para ampliar os projetos e programas de governo já em curso no Estado. Outro investimento o é Centro de Reabilitação para Portadores de Necessidade Especiais e o Jardim das Palmas, um espaço de convivência para a população, no local onde hoje está o Terminal Hidroviário Luiz Rebelo.

“Existem diversas ações que já estão sendo desenvolvidas pelos órgãos de governo. O plano vem centralizar essas iniciativas, dando mais força a elas, com incentivo financeiro e a integração de diversas áreas do governo”, explicou o secretário. A exposição “Para Todos - O Movimento das Pessoas com Deficiência no Brasil” fica em Belém até 27 deste mês, no Espaço São José Liberto, com entrada franca. O horário de visitação é das 10 às 18 horas.

FONTE: AGÊNCIA PARÁ DE NOTÍCIAS




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso