Espaço São José Liberto recebe exposição sobre Movimento Político das Pessoas com Deficiência

Espaço São José Liberto recebe a exposição "Para Todos"
O Espaço São José Liberto, onde funcionam o Polo Joalheiro, o Museu de Gemas do Pará e a Casa do Artesão, recebe nesta sexta-feira (5), a partir das 16h30, a exposição “Para Todos”, que conta a evolução do movimento político das pessoas com deficiência no Brasil. Depois de passar por Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ) e Campo Grande (MS), a exposição itinerante chega a Belém, numa promoção da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD) e da Organização dos Estados Íbero-Americanos (OEI), com apoio do Governo do Estado. A exposição pode ser visitada até o dia 25 de outubro, no Coliseu das Artes. A entrada é franca.


A iniciativa tem como objetivo principal resgatar e divulgar a história de lutas e conquistas pela garantia dos direitos de pessoas com deficiência no Brasil, enfatizando a mudança do assistencialismo para os direitos humanos, na construção de numa sociedade mais justa e com igualdade de oportunidades.

Na mostra, os painéis, suportes e toda a estrutura do espaço são acessíveis a todos os visitantes, inclusive com a disponibilização de ferramentas facilitadoras, como fones para audiodescrição da visitação. O público terá a oportunidade de conhecer todos os espaços e compartilhar informações, independentemente da condição física, sensorial, intelectual ou mental de cada visitante.

O Coliseu das Artes é um espaço adaptado para atender pessoas com deficiência
HISTÓRIA - Inaugurado em 11 de outubro de 2002, o São José Liberto é um espaço adaptado para atender também pessoas com deficiência. O projeto de revitalização do prédio, que teve à frente o arquiteto e atual secretário de Estado de Cultura, Paulo Chaves, priorizou a promoção do acesso a todos.

No local há banheiro exclusivo para pessoas com deficiência, elevador e rampas, que facilitam o deslocamento pelas dependências e oferecem comodidade a todos os visitantes.

Oferecer condições para que todos possam usufruir dos espaços públicos é uma diretriz do Governo do Pará, que por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) mantém o Espaço São José Liberto, instituição gerenciada pela Organização Social (OS) Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama).

O Espaço São José Liberto fica na Praça Amazonas, s/n, bairro Jurunas, e funciona no mês de outubro de segunda a sábado, das 09 às 19h, e aos domingos e feriados, das 10 às 19h. Neste mês o espaço estará fechado ao público apenas no dia 7, devido às eleições municipais; no dia 14, por conta do Círio de Nazaré, e no dia 29, quando acontece o Recírio.
 

Ascom/Igama, com informações da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD)


FOTOS: Vera Rotta/SNPD




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso