Adido cultural dos Estados Unidos destaca a diversidade do Espaço São José Liberto

Rosa Helena Neves recebe Jofrei Lodermeies e comitiva no Espaço São José Liberto

"Realmente é impressionante! O espaço tem a variedade e a diversidade do Estado do Pará", afirmou Jefrei T. Lodermeies, adido cultural da embaixada dos Estados Unidos, que na manhã desta sexta-feira (12) visitou o espaço junto com sua comitiva. O adido foi recebido por Rosa Helena Neves, diretora executiva do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), que o acompanhou por todas as dependências do espaço, ao lado de Luciana Santos, representante do gabinete de Relações Internacionais do Governo do Estado, e o coronel PM Braga. O Espaço São José Liberto estava no roteiro da missão institucional, que inclui visitações específicas a pontos culturais e turísticos, para ampliar o conhecimento de Jefrei T. Lodermeies sobre a região.

A visita começou pela Capela do São José Liberto, e continuou pelo Museu de Gemas do Pará, onde Patrícia Quemel, técnica da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), mostrou um dos mais completos acervos arqueológico e gemológico do Brasil, com cerâmicas, rochas, gemas e joias da região. O Museu de Gemas é vinculado ao Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIM), gerenciado pela Secult.

O Laboratório Gemológico, a Ilha de Ourivesaria, o Jardim da Liberdade, o Coliseu das Artes, a Casa do Artesão e as lojas de venda de joias do Polo Joalheiro também foram visitados pelo grupo. Na Casa do Artesão, Rosa Helena explicou que o local comercializa artesanato produzido por quase 400 artesãos, de 43 municípios paraenses, trabalhos de comunidades indígenas, manualidades, cosméticos, bebidas (como licor de cupuaçu, jambu e cacau), acessórios de moda e peças decorativas e utilitárias.

A comitiva também conheceu a Loja UNA, gerenciada pelo Igama, onde são expostos e comercializados os trabalhos de 39 produtores, entre designers, ourives e lapidários atendidos pelo Programa Estadual de Desenvolvimento do Setor de Gemas, Joias e Metais Preciosos do Pará. No local, a diretora do Igama mostrou colares, pulseiras, gemas e demais peças de joalheria artesanal, e também ofereceu catálogos de exposições promovidas no São José Liberto, explicando técnicas de joalheria exclusivas desenvolvidas no âmbito do Polo Joalheiro, como a criação de gemas vegetais e a lapidação diferenciada. Atento às explicações, Jefrei Lodermeies elogiou a beleza das joias e do trabalho desenvolvido pelos profissionais da joalheria artesanal paraense.

Os visitantes receberam exemplares do livro "Joias do Pará - Design, Experimentações e Inovação Tecnológica nos Modos de Fazer”, lançado em setembro passado durante a XVI Feira Pan-Amazônica do Livro. Rosa Helena Neves, uma das organizadoras do livro, disse que "Joias do Pará" trata sobre experimentações, debates teóricos, trabalhos acadêmicos e as técnicas que inovam o processo de criação e confecção das joias artesanais do Pará. Após conhecer todo o espaço, o adido declarou que jamais havia visto “um espaço como este no mundo inteiro”.

O São José Liberto é mantido pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom).

Ascom/Igama

FOTO: IGAMA DIVULGAÇÃO




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso