Polo Joalheiro tem coleções exclusivas para presentear os pais



As coleções foram criadas pelas designers Helena Bezerra, Ivete Negrão e Joseli Limão (da esquerda para a direita)
 Criadas especialmente para a exposição alusiva ao Dia dos Pais (12 de agosto), promovida pelo Polo Joalheiro do Pará, as peças da coleção “Símbolo Conceitual”, de autoria da designer paraense e microempresária Helena Bezerra, são um dos destaques da mostra deste ano, que pode ser visitada até a próxima quarta-feira (15), no Espaço São José Liberto. Com outras inspirações, pensadas para agradar pais de estilos variados, as designers Joseli Limão e Ivete Negrão também criaram algumas das 21 peças da exposição.

Com entrada franca, a mostra é realizada pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), em parceria com o Governo do Estado, via Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom).

Como opção de presente para os pais a mostra oferece pingentes, anéis, colares, pulseiras e marcadores de páginas, confeccionados em prata, couro (courinho), gemas, madeira e outras matérias primas, por meio de técnicas exclusivas, como a incrustação paraense, feita a partir do pó de gemas minerais e de outros produtos. Essa técnica foi usada principalmente nas peças criadas por Helena Bezerra.

Outra técnica usada por profissionais do Polo, que pode ser conferida no trabalho da designer e microempresária Joseli Limão, é a que utiliza o pó extraído da casca do coco na confecção de alianças de prata. Além de compor uma joia atrativa, diz Joseli, o processo resulta em uma peça resistente e bem acabada.

Inspirações diversas nas peças de Joseli Limão
Pingentes em forma de boto e coruja, confeccionados em prata e chifre de búfalo, e os que remetem à Bandeira do Pará (em prata, casca de coco e madrepérola) são outras peças da coleção de Ivete Negrão, que utilizou também o silicone preto para colares e o courinho para pulseiras em prata inspiradas no grafismo marajoara.

Com experiência adquirida nas oficinas, workshops e demais eventos promovidos pelo Polo Joalheiro, dentro do Programa Estadual de Gemas e Metais Preciosos, Joseli Limão comercializa suas peças em uma loja do Polo Joalheiro, e sempre participa das exposições temáticas promovidas pela instituição.

Joia assinada pela designer Ivete Negrão
Entre as peças criadas por Ivete Negrão destaca-se o pingente de lapis lázuli, com a imagem do Espírito Santo em prata, uma referência a várias religiões. As três designers já tiveram peças expostas e comercializadas fora do Estado e em eventos no exterior, como Itália, Cuba e França.

SÍMBOLO CONCEITUAL - De acordo com Helena Bezerra, a ideia para o tema da coleção dedicada a pais homossexuais é uma forma de contemplar todos os segmentos sociais, e também de atingir um mercado consumidor, que cresce a cada ano em todos os continentes.

Aperfeiçoando a ideia inicial, a designer elaborou as sete peças para a coleção, retratando símbolos conhecidos mundialmente, como o da paz e o masculino (seta) e feminino (cruz). “Assim como existem dois homens pais, existem relacionamentos de duas mulheres, que assumem o papel de pai e mãe. Então, eu não poderia deixar de homenagear todos eles”, ressalta.

Peça da Coleção Símbolo Conceitual

SERVIÇO: Exposição “Coleção de Joias Dia dos Pais 2012”, com joias criadas e confeccionadas por Ivete Negrão, Helena Bezerra e Joseli Limão. Visitação até 15 de agosto (domingo), na Casa do Artesão, no Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, bairro Jurunas), das 09 às 19h (de terça a sábado) e das 10 às 19h (aos domingos).
Entrada franca.

Ascom/Igama

FOTOS: NAILANA THIELY/AG. PARÁ





Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso