Artesanato e joias do São José Liberto participam da feira estadual no Hangar



Cerâmica comercializada na Casa do Artesão do São José Liberto
A Casa do Artesão, que integra o Espaço São José Liberto, atualmente expõe e comercializa o trabalho de quase 400 artesãos, de 43 municípios do Pará. Parte dessa produção artesanal, cuja qualidade é reconhecida dentro e fora do Pará, está sendo mostrada ao público da I Feira Estadual do Artesanato Paraense, realizada no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, até o próximo domingo (12). Mas além da divulgação e comercialização, esse artesanato de várias tipologias será apresentado no ciclo de palestras e na rodada de negócios. O Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), instituição que gerencia o São José Liberto, também apoia a feira estadual com a doação de 1.000 sacolas ecológicas, em parceria com a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom).  
Brinquedos de miriti

Thiago Gama, coordenador comercial do Igama, mostrará na rodada de negócios um catálogo com peças representativas dos produtos comercializados no São José Liberto. Participarão da rodada cinco empresas estaduais e seis nacionais. “Acredito que esse é um dos grandes objetivos da feira, valorizar o que é do Estado. Além de divulgar nossos produtos, vamos tentar fechar negócios, especialmente com empresas do Estado, pois é o reconhecimento do artesanato paraense pelo público local”, ressalta Thiago Gama.

Na joalheria, o São José Liberto oferecerá aos visitantes anéis, pingentes, colares e pulseiras, de empresas que comercializam joias no Polo Joalheiro e da Loja UNA, gerenciada pelo Igama, onde são expostos e comercializados os trabalhos de 39 produtores, entre designers, ourives e lapidários atendidos pelo Programa Estadual de Joias e Metais Preciosos.

DIVERSIDADE - No estande do São José Liberto, além do trabalho dos artesãos vinculados à instituição, serão comercializados trabalhos de comunidades indígenas, que também confiam seus produtos à Casa do Artesão, manualidades, cosméticos, bebidas (como licor de cupuaçu, jambu e cacau), adornos, bolsas, acessórios de moda e demais peças decorativas e utilitárias.

As réplicas de cerâmicas arqueológicas e tradicionais têm espaço garantido no estande, assim como as cuias decoradas, cestarias, objetos em madeira, encauchados da Amazônia, miniaturas de balata (tipo de látex) e brinquedos de miriti (uma palmeira da região). 
Diretora executiva do Igama ressalta parceria
Rosa Helena Neves, diretora executiva do Igama, destaca a parceria do Espaço São José Liberto na promoção da I Feira Estadual de Artesanato Paraense, apoiando e mobilizando palestrantes entre artesãos cadastrados, com o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimentos no ciclo de palestras.

O São José Liberto, em parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Renda (Seter)/Departamento de Economia Solidária, foi responsável pela confecção de 1.000 sacolas de papel reciclato, que diferentemente do papel reciclado utiliza as aparas antes e depois do seu consumo, e tem o selo FSC (Forest Stewardship Council) - em português Conselho de Manejo Florestal - que garante o manejo sustentável. “A rede social é composta por produtores que trabalham em cima da prática da economia solidária, com a filosofia de sustentabilidade, por meio da reciclagem”, reitera Rosa Helena Neves.

Ascom/Igama

FOTOS: CARLOS SODRÉ/AG. PARÁ




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso