Coliseu das Artes recebe no domingo danças circulares, afro e regionais

Grupo Uirapuru é uma das atrações de domingo no São José Liberto. FOTO:  Eunice Pinto/Agência Pará
Coreografias que vão dos ritmos afro ao regional carimbó, compõem o estáculo que o Grupo de Expressões Parafolclóricas Uirapuru apresentará neste domingo (4), a partir das 18h, no Coliseu das Artes, no Espaço São José Liberto, com entrada franca. Pela manhã, a partir das 10h, também no Coliseu, acontece mais um encontro das Danças Circulares, que são uma roda de dança de livre expressão, da qual todos podem participar.

A apresentação do "Uirapuru" integra o projeto Ritmos do Pará, criado e desenvolvido pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), instituição gerenciadora do Espaço São José Liberto, via Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom)/Governo do Pará. O projeto abre o Coliseu das Artes para grupos folclóricos, sempre no primeiro e no último fim de semana do mês. Criado há três anos, o projeto foi retomado em julho de 2012, quando se apresentaram os Grupos Parafolclóricos Frutos do Pará e Charme Caboclo.

Para a apresentação deste domingo, o Grupo de Expressões Parafolclóricas Uirapuru mostrará ao público “África”, um dos dois espetáculos apresentados no Festival Nacional de Folguedos, realizado no Piauí, em junho deste ano, quando o grupo representou o Pará junto com o Grupo Moara e o Balé Folclórico da Amazônia.

“África representa muito do que é o nosso trabalho, voltado para as danças de origem negra, seus costumes, sua história de escravidão. Nas coreografias do espetáculo fazemos alusão também aos orixás, como Obaluaê, que representa a terra. Mas vamos incluir também um pouco do nosso repertório regional, como o carimbó, o siriá e a ciranda do Norte”, explica Cláudia Peniche, coordenadora do grupo, criado há 27 anos e que hoje conta com 40 integrantes, entre dançarinos e músicos.

Cláudia ressalta a volta do Projeto Ritmos do Pará, do qual já participou em outras edições. “É uma honra estarmos aqui neste momento de retorno. O Espaço São José Liberto é maravilhoso. A arena é muito boa, porque dá visibilidade para o público de todos os ângulos”, acrescenta.

DANÇAS CIRCULARES – A dança começa a ocupar o Coliseu das Artes a partir das 10h, com as tradicionais rodas que acontecem no espaço, sob a coordenação de Ana Lúcia Rubim, médica, psicoterapeuta e focalizadora de danças circulares. Criado nos anos 1960 pelo coreógrafo e bailarino alemão Bernhard Wosien, o movimento das danças circulares é inspirado nas danças folclóricas de vários povos e ganhou repercussão a partir do norte da Escócia.

Todos podem participar das rodas de dança, que com seus movimentos livres resultam em muitos benefícios ao participante, além de promover uma cultura de paz e união. De acordo com Ana Rubim, as danças circulares visam ampliar o conhecimento em direção ao bem estar físico, mental, emocional, energético e social.

SERVIÇO:
Danças Circulares e apresentação do Grupo de Expressões Parafolclóricas Uirapuru. Domingo (5), às 10h (roda) e às 18h (Uirapuru), no Coliseu das Artes, no Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, bairro Jurunas). Entrada franca. Mais informações pelos fones: (91) 3344-3517 e (91) 9310-6189 (Carmem Macedo, coordenadora de Eventos do Igama).

FOTO: Eunice Pinto/Agência Pará

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso