Danças circulares e ritmos regionais movimentam o domingo no São José Liberto

Dançarinos do Moara são atração do Projeto Ritmos do Pará. FOTO: MOARA DIVULGAÇÃO 
O Grupo de Tradições Folclóricas Moara é a atração de mais uma edição do Projeto Ritmos do Pará, que acontece neste domingo (26), a partir das 18h, no Coliseu das Artes, no Espaço São José Liberto, com entrada franca. Da programação de domingo, a partir das 10h, também no Coliseu, consta mais um encontro das Danças Circulares, conhecidas como rodas de dança, que são movimentos livres e abertos para todas as pessoas que desejam participar.

“Acho a iniciativa maravilhosa. O espaço é muito bom para desenvolvermos as nossas atividades e divulgarmos a nossa cultura. O Polo Joalheiro está de parabéns por este projeto, porque são poucos os espaços em Belém que dão este apoio e suporte”, destaca Oseas Ribeiro, coordenador e músico do Moara, que também é professor de Artes e técnico do Núcleo de Esporte e Lazer da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), lotado na Escola Estadual Justo Chermont, onde o Grupo de Tradições Folclóricas Moara realiza suas pesquisas e ensaios.

Com 41 anos de existência, o Moara já participou de outras edições do projeto do Igama, e promete um espetáculo com seis coreografias, de variados ritmos, que fazem parte do vasto repertório do grupo, como o Xote, Maçariquinho, Ciranda do Norte, Este Rio é Minha Rua, Inverno da Marujada e Carimbó, interpretadas pelos 12 pares de dançarinos e 10 músicos do grupo.

Músicos do Grupo de Tradições Folclóricas Moara. FOTO: MOARA DIVULGAÇÃO
SUCESSO – Apesar da longa trajetória, o Moara nunca saiu do Brasil, mas já recebeu propostas para mostrar seu trabalho em diversos países, como na Venezuela, no Equador e, recentemente, na França. “Vamos ver se desta vez a gente possa levar nosso trabalho e mostrar nossa cultura fora do país”, diz Oseas Ribeiro, que está em busca de parcerias e apoios para as apresentações no exterior.

No Brasil, o Moara tem reconhecimento e tradição, como no Festival Nacional de Folguedos, realizado no Piauí, do qual o grupo participa há 25 anos. Na edição deste ano, realizada em junho, o Moara representou o Pará junto com o Balé Folclórico da Amazônia e o Grupo de Expressões Parafolclóricas Uirapuru.

O Grupo Moara também coleciona apresentações ao lado de nomes de destaque no cenário artístico nacional, como Elba Ramalho, Nando Cordel, Genival Lacerda e Sivuca, no Festival de João Pessoa, na Paraíba. Na última quarta-feira (22), os dançarinos e músicos do Moara abriram o Festival Nacional de Folclore, na Praça Waldemar Henrique, em Belém.

ESPETÁCULO – “No domingo, vamos trazer um pouco da nossa cultura de raiz para a difundirmos cada vez mais”, conta Oseas, reiterando que o grupo vai levar ao Espaço São José Liberto trechos de espetáculos já apresentados, como “A Lenda do Boto”, uma espécie de “coreodrama”, que inclui texto, poesias, cenários e elementos cênicos (como remo, rede, chapéu e escudo).

“Negríndia”, que versa sobre a miscigenação das raças na formação do povo brasileiro, é outra montagem de sucesso do Moara, bem como “Marajó”, que mostra as danças típicas do arquipélago (entre elas o Lundu e Vaqueiros do Marajó), e o espetáculo “Encanto Paraoara”, que mostra o Pará e suas características marcantes: a religiosidade do povo, lendas, mitos e costumes.

DANÇAS CIRCULARES – Antes da apresentação folclórica, a dança já ocupará o Coliseu das Artes na manhã de domingo, com as tradicionais rodas, que têm a coordenação de Ana Lúcia Rubim, médica, psicoterapeuta e focalizadora de danças circulares.

As rodas de dança, também conhecidas como Danças Circulares ou Dança dos Povos, são inspiradas em danças folclóricas de vários países. As rodas existem desde os anos 1960, e são movimentos livres que, segundo Ana Lúcia, levam ao bem estar físico, mental, emocional, energético e social, além de promoverem uma cultura de paz.

O Projeto Ritmos do Pará, criado e desenvolvido pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), instituição gerenciadora do Espaço São José Liberto, via Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom)/Governo do Pará, acontece sempre no primeiro e no último fim de semana do mês, como forma de incentivar e divulgar os grupos parafolclóricos do Estado. Já as Danças Circulares ocorrem em domingos alternados.

SERVIÇO: Danças Circulares e apresentação do Grupo de Tradições Folclóricas Moara, no domingo (26), às 10h (roda) e às 18h (Moara), no Coliseu das Artes, no Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, bairro Jurunas). Entrada franca. Mais informações pelos fones: (91) 3344-3517 e (91) 9310-6189 (Carmem Macedo, coordenadora de Eventos do Igama).

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso