Designers do São José Liberto elaboram nova coleção Joias de Nazaré 2012

Começou na terça-feira, 10, o workshop de criação da coleção “Joias de Nazaré 2012”, evento que integra a programação anual de exposições promovidas pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) e Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), com apoio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

Este ano, a coleção ficará exposta no Espaço São José Liberto de 4 de outubro a 4 de novembro, como parte da programação em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré e aos 10 anos de inauguração do Espaço São José Liberto, comemorados em 11 de outubro.

Direcionado a designers de joias e estudantes de Design, o workshop acontece até esta quinta-feira, 12, das 14 às 18 horas, no auditório do Espaço São José Liberto, ministrado pela designer de joias Rosângela Gouvêa, especialista em Educação e Designer de Joias e professora da Universidade do Estado do Para (Uepa). O tema do treinamento é “Procissões do Círio”.
 
Cerca de 30 designers cadastrados no Igama e estudantes de cursos superiores de Design, que já estão cursando o terceiro ano, participam do workshop, que é dividido em fases. No primeiro dia, Rosângela Gouvêa apresentou a proposta para produtores e designeres sobre a criação da coleção e o tema escolhido. Estudos sobre os signos que compõem cada procissão, montagem de mapas conceituais e painéis de conceito e estilo também integraram essa primeira fase.

Segundo a professora, os participantes devem trabalhar as diferenciações das 11 procissões realizadas durante os 15 dias de festividade. Por meio de sorteio, os participantes dividiram-se para criar a partir dos subtemas Traslado, Procissão Rodoviária, Romaria Fluvial, Motorromaria, Trasladação, Círio, Ciclo-romaria, Romaria das Crianças, Procissão da Juventude, Procissão da Festa e Recírio.
 

Também haverá discussão das principais tendências de gemas e joias para 2012, a aplicação de técnicas para produção de esboços das peças, o atendimento individual aos designeres, o recebimento e a exposição dos projetos, além da participação dos alunos na curadoria da coleção para a exposição, o que garantirá a fidelidade ao projeto.

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso