Violões e trompetes fazem a tarde musical no São José Liberto

O som dos violões de Salomão Habib e Nego Nelson, duas referências em música instrumental no Pará, é a atração da tarde desta quarta-feira (13), às 17h30, na Capela do Espaço São José Liberto/Polo Joalheiro. A apresentação será precedida pelo trabalho do grupo Trompete Ensemble, às 16h, no Coliseu das Artes, formado por alunos e professores do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) e do curso de Bacharelado em Música da Fundação Carlos Gomes, em parceria com a Universidade do Estado do Pará (Uepa).

 A apresentação integra a programação da 25ª edição do Festival Internacional de Música do Pará, que até a próxima sexta-feira (15) oferece à população uma extensa e variada programação musical, com entrada franca, em diversos locais da capital paraense.

“O Pará sempre foi reconhecido como um lugar onde acontece um trabalho artístico enorme. As pessoas até se assustam quando vêm para cá”, ressalta o violonista paraense Salomão Habib, que considera o festival uma “grande vitrine” para a divulgação da quantidade e variedade da música produzida no Estado. “É bom contar com o poder público para compactuar com este processo”, acrescenta Habib, que comemora a recente conquista de estar entre os seis violonistas selecionados, de todos os continentes, pelo Worldwide Guitar Connections (WGC). O projeto levará violonistas a vários países para mostrar as peças concebidas pelos ganhadores em apresentações convencionais, redes sociais e ações sustentáveis.

“A Suíte das Amazonas” é a obra de Habib contemplada pelo prêmio WGC, que será mostrada ao público do Festival de Música do Pará. Em cinco movimentos, a peça versa sobre a famosa lenda das índias guerreiras amazonas que, em seus cavalos, encantavam os homens na floresta, às margens do rio Nhamundá (primeiro movimento), que forma o lago homônimo e, em Tupi Guarani significa “espelho da luz”.

Em seguida, “A Infância”, “A Dança das Guerreiras” e “O Feitiço”, movimentos que narram a maneira como as guerreiras enfeitiçavam os homens para procriar, abandonando-os, em seguida na floresta, onde eles acabavam se perdendo. O último movimento, “Tambaranã”, que em Tupi significa “tudo acabará”, faz referência ao extermínio das tribos indígenas.

Em parceria com Nego Nelson, Habib também tocará, entre outras músicas, “Waldemando do Verbo Waldemar”, que fez em homenagem ao maestro paraense Waldemar Henrique; “Nelsolando”, criada para o amigo Nego Nelson, e o carimbó “O Sapato do Velhinho”, esta de autoria de Nego Nelson, que também mostrará, em solo, outras composições próprias, como “Vem pro Tapa”, uma homenagem ao violonista e compositor santareno Sebastião Tapajós; “Pelé de Todos os Santos” e “Macuricando”.

Fusão musical – Na edição de 2011 do festival, o Trompete Ensemble, a outra atração desta quarta-feira, agradou o público ao mostrar músicas do ritmo brega paraense em versão erudita. Para este ano, além de autores clássicos, como o alemão Johann Sebastian Bach (“Jesus Alegria dos Homens”, com arranjo de Richard E. Thurston), os trompetistas interpretarão músicas do cancioneiro popular, entre as quais “Carinhoso” (de Pixinguinha, com arranjo de Barry Ford) e “Gonzaga para Trompetes” (de Luiz Gonzaga, com arranjo de Wellington das Mercês).

Criado em 1997 pelo professor e maestro Barry Ford, o grupo conta hoje com os trompetistas Kelson Couto, Ilson Cruz, Elizeu Andrade, Joabe Nunes e Jerson Levi, além do baterista Thiago D’Albuquerque. O Trompete Ensemble tem divulgado, por todo o Pará e em outros Estados, um repertório para trompete, com adaptações e arranjos feitos especialmente para o grupo.

Além das obras eruditas, canções populares de ritmos e estilos variados ganham novas versões e arranjos de muitos dos músicos e grupos que participam do festival, fusão que agrada a plateia que tem prestigiado o Festival Internacional de Música do Pará.

Serviço: Programação do XXV Festival Internacional de Música do Pará no Espaço São José Liberto, na quarta-feira (13). Apresentação do grupo Trompete Ensemble, às 16h, no Coliseu das Artes, e dos violonistas Salomão Habib e Nego Nelson, às 17h30, na Capela. O festival prossegue até 15 de junho, com atrações todas as tardes no São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, bairro Jurunas) e em outros espaços da cidade. Entrada franca. Realização: Fundação Carlos Gomes e Governo do Pará. Toda a programação do festival está no site www.fcg.pa.gov.br


Ascom - Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso