Ébano Quarteto unirá som de clarinetes ao das aparelhagens

Mozart, Bach e outros compositores eruditos, além de experimentações e participações especiais, fazem parte do repertório que os clarinetistas do Ébano Quarteto apresentarão nesta terça-feira (12), às 17h30, na Capela do Espaço São José Liberto, dando prosseguimento à programação do XXV Festival Internacional de Música do Pará.

O professor Marcos Jacob Cohen, clarinetista da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro (Brasília-DF), fará uma participação especial na apresentação do quarteto, formado em 2004 com o incentivo do ucraniano Oleg Andreyev, então professor de Prática de Música de Clarinete na Fundação Carlos Gomes.

O grupo é formado por Claudionor Amaral, bacharel em Música pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), em parceria com a Fundação Carlos Gomes, com pós-graduação em Docência do Ensino Superior; Márcio Gilberto Carvalho, Luís Eugênio Ribamar e João Paulo Favacho, bacharéis em Música pela Uepa/FCG.

Segundo Claudionor Amaral, o festival tem contribuído para o amadurecimento dos trabalhos dos músicos, assim como dos projetos desenvolvidos pelo Estado, especialmente os de interiorização, que levam cursos em formatos diversos, como máster class e workshops, para crianças de escolas públicas.

Muitas vezes, disse ele, os estudantes têm o primeiro contato com um instrumento musical nestas oportunidades e, posteriormente, se interessam em seguir carreira. Claudionor citou os exemplos dos demais integrantes do quarteto: Márcio, Luís Eugênio e Gilberto, que despertaram o interesse pela música em um desses projetos, e hoje são músicos e professores atuantes.

Respeito ao público – Claudionor Amaral contou que o Ébano Quarteto ensaiou exaustivamente para a apresentação no festival. “Foi muito trabalho. Muitas horas de ensaio. É tudo pelo respeito que a gente tem pelo público e pela música, que é tão importante na vida das pessoas”, informou.

Quem for à Capela do São José Liberto poderá conferir, entre outras peças, “Serenata (1º Movimento)”, de Wolfgang Amadeus Mozart; “Brejeiros”, de Ernesto Nazareth; “A Fuga” (em sol menor), de Johann Sebastian Bach, e “Bachianas Nº 5 (ária)”, de Heitor Villa-Lobos, com adaptação de Aníbal Gomes, regente da Banda Sinfônica do Conservatório Carlos Gomes.

Além da participação de Marcos Cohen, outro destaque da apresentação será o momento em que o Ébano Quarteto mostrará “Fuga”, de Sebastian Bach, que em seguida será tocada em uma versão diferente, com participação do DJ Bruno. Eles mostrarão uma experimentação preparada especialmente para o festival, que vai unir o som dos clarinetes às aparelhagens musicais.

Antes do Ébano Quarteto, às 16h, na Coliseu das Artes, haverá a apresentação do Quinteto de Saxofones da Fundação Carlos Gomes.

Serviço: O Ébano Quarteto se apresenta nesta terça-feira (12), às 17h30, na Capela do Espaço São José Liberto. A apresentação faz parte da programação do XXV Festival Internacional de Música do Pará, que prossegue até o dia 15 de junho no São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, bairro Jurunas) e em outros espaços da cidade. Entrada franca. Realização: Fundação Carlos Gomes e Governo do Pará. Toda a programação do festival está no site www.fcg.pa.gov.br

Fotos: Tamara Saré - Agência Pará




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso