Quinteto de Saxofones homenageia os namorados no São José Liberto

Com um repertório que inclui obras do alemão Sebastian Bach e do paraense Maestro Isoca, nascido em Santarém, passando pelo frevo do Mestre Duda e músicas especialmente selecionadas para o Dia dos Namorados, o Quinteto de Saxofones da Fundação Carlos Gomes (FCG) vai se apresentar nesta terça-feira (12), às 16h, no Coliseu das Artes, no Espaço São José Liberto, dando prosseguimento à programação do XXV Festival Internacional de Música do Pará.

Aberto no dia 3 de junho, com atrações em praças, teatros, museus e outros espaços culturais, o festival prossegue até a próxima sexta-feira (15), numa realização do Governo do Estado, por meio da Fundação Carlos Gomes.

O Quinteto de Saxofones da Fundação é formado por Marcos Cardoso (saxofone alto e saxofone soprano), que é professor de Saxofone da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (Emufpa); Alexandre Pinheiro (saxofone alto e tenor), Enoclison Bezerra (saxofone alto) e Harley Bichara (saxofone barítono). Todos os integrantes são professores do Conservatório Carlos Gomes, com formação em Bacharelado em Saxofone pelo Conservatório. O grupo tem ainda Fábio André Farias (saxofone tenor), músico formado pelo Curso Técnico de Saxofone do Conservatório.

O saxofonista Marcos Cardoso conta que o grupo participa do festival desde 2004, por isso ele pesquisou as músicas apresentadas nas demais edições para selecionar o repertório comemorativo ao jubileu de prata do evento.

Repertório - Entre as músicas escolhidas estão “Brandenburg - Concerto Nº 3”, de Johann Sebastian Bach; um frevo do Mestre Duda, com arranjo de Rafael Bis; a canção “Um Poema de Amor”, de Wilson Fonseca (Maestro Isoca) e “Carinhoso” (de Pixinguinha), que recebeu um arranjo especial do quinteto de saxofonistas. “As duas últimas foram selecionadas em homenagem aos apaixonados do dia”, destaca Marcos Cardoso, se referindo ao Dia dos Namorados, comemorado no próximo dia 12, data da apresentação do grupo.

Com experiência em eventos internacionais, para Marcos Cardoso o “maior prêmio” que o Quinteto de Saxofones pode receber é ver o resultado do trabalho que os músicos têm realizado na capital e no interior do Estado, por meio de projetos diversos, como os de interiorização e o “A Música na Escola” - parceria da FCG com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que leva apresentações e cursos para alunos da rede pública de ensino.

“Tocar para as crianças, ensinar, é sempre muito emocionante, principalmente quando, muito tempo depois, a gente descobre que algum aluno que conhecemos com quatro ou cinco anos já está cursando um Bacharelado (em Música)”, relata o professor.

Formação musical - Outro projeto importante, ressalta o saxofonista, é o “Concerto Didático”, que consiste em levar uma vez ao mês alunos de escolas públicas ao Theatro da Paz, onde são realizadas apresentações e palestras sobre formação musical, instrumentos e outros temas afins. O projeto é desenvolvido em parceria entre a FCG, o Theatro da Paz, a Seduc e a Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

Para os músicos do Quinteto de Saxofones da FCG, o Festival Internacional de Música do Pará, além de formar plateia e estimular o gosto musical do público para os mais diversos gêneros, tem ainda o caráter didático, por meio dos cursos e palestras promovidos.

Nesta terça, às 17h30, na Capela do Espaço São José Liberto, também se apresentarão os clarinetistas do Ébano Quarteto, que contará com a participação especial de Marcos Cohen, professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) e integrante da Orquestra Sinfônica de Brasília.

Serviço: Apresentações do Quinteto de Saxofones da Fundação Carlos Gomes (FCG) nesta terça-feira (12), às 16h, no Coliseu das Artes, e às 17h30 do Ébano Quarteto, na Capela, ambos no Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, Jurunas). A apresentação integra o XXV Festival Internacional de Música do Pará Entrada franca. Realização: Fundação Carlos Gomes e Governo do Pará. Toda a programação do festival está no site www.fcg.pa.gov.br

Fotos: Carlos Sodré - Agência Pará e Roberta Vilanova - Sespa




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso