Pará Trombones e Trio Quarternura estão na programação do festival no São José Liberto



Quase na reta final da 25ª edição do Festival Internacional de Música do Pará, o Espaço São José Liberto/Polo Joalheiro recebe, às 16h desta quinta-feira (14), no Coliseu das Artes, os músicos do grupo Pará Trombones, da Fundação Carlos Gomes, e às 17h, na Capela, o Trio Quarternura. As apresentações gratuitas do festival, que iniciou no dia 3 e prossegue até sexta-feira (15), ocorrem em teatros, praças, prédios históricos e outros espaços culturais de Belém que, nesta época, se torna a capital brasileira da música, numa realização da Fundação Carlos Gomes (FCG) e do Governo do Estado.


Formado pelos músicos Claudionor Amaral (clarinete), Mizael Jr. (violão), Diego Xavier (bandolim e percussão) e Bruno Miranda (percussão), o Trio Quarternura vai apresentar na Capela composições de Jacob do Bandolim e Pixinguinha. Da música paraense, eles incluíram no repertório canções de Diego Leite, Diego Xavier, Luiz Pardal e Paulo Moura.


“A gente tem acompanhado o festival desde o início. Somos mais um grupo que começa ou surge em meio ao festival, e anda junto com ele nestes 25 anos”, destaca Claudionor Amaral, coordenador do Trio Quarternura, ressaltando que o evento ajuda efetivamente no amadurecimento e profissionalismo dos músicos paraenses. Musicalmente, acrescenta o clarinetista, as apresentações do festival alcançaram um nível muito elevado. “E o público está correspondendo”, afirma.


Fundado em 2000, o Trio Quaternura tem se destacado com um repertório baseado na MPB, mesclado com clássicos da música instrumental. No início da trajetória, o grupo era apenas um duo de clarinete e violão (“Duo Madeira”), que foi transformado em “Trio Ternura” e, em 2006, passou a se denominar Trio Quarternura.


Repertório variado – O diferencial do repertório é a marca do grupo Pará Trombones da FCG, a primeira atração da tarde desta quinta-feira no São José Liberto. Criado em março de 2006 pelo professor Radegundis Feitosa, com o objetivo de incentivar a prática em conjunto dos alunos de trombone do curso de Bacharelado em Música da FCG, realizado em parceria com a Universidade do Estado do Pará (Uepa), o grupo musical é formado por Kelson Pinheiro, Benedito Júnior, Anielson Ferreira, Adnelson Azevedo e Denison Pastana.


Com participação em eventos regionais, nacionais e internacionais, que envolvem instrumentos de metal, e nos projetos da Fundação, como o “Música na Escola” e o “Concertos Didáticos”, o Pará Trombones tem sido decisivo na divulgação do instrumento, por meio de um vasto repertório.


Para esta apresentação no festival, o grupo selecionou as seguintes obras: “Stars and Forever”, de John Philip Souza; “Landsighting”, de Eduard Grieg; “Traumen und wachen”, de Anton Bruckner; “76 trombones”, de Philip Jameson; “Granada”, de Agostinho Lara (com arranjo de Gilberto Gagliard); “Trem das Onze”, de Adoniran Barbosa (arranjo de Chiquito); “Estou por baixo”, de G. Gagliard, e “Brasileirinho”, de Valdir Azevedo.


Serviço: Programação do XXV Festival Internacional de Música do Pará no Espaço São José Liberto. Quinta-feira (14), às 16h, no Coliseu das Artes, tem o grupo Pará Trombones, e às 17h30, na Capela, o Trio Quarternura. O festival prossegue até 15 de junho, com atrações todas as tardes no São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, bairro Jurunas) e em outros locais da capital. Entrada franca. Realização: Fundação Carlos Gomes e Governo do Pará. Toda a programação do festival está no site www.fcg.pa.gov.br


Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso