Choro, samba e bossa nova marcarão último dia do festival no São José Liberto

Uma mistura de ritmos como chorinho, jazz e trilhas sonoras de filmes famosos é o que o Quinteto de Metais, da Fundação Carlos Gomes (FCG), vai mostrar às 16h desta sexta-feira (15) no Coliseu das Artes, no Espaço São Jose Liberto. No último dia do XXV Festival Internacional de Música do Pará, a programação reserva ainda, às 17h30, na Capela do São José Liberto, a apresentação do Trio Raízes, que se destaca pelo repertório de sambas. O festival é uma realização da Fundação Carlos Gomes (FCG) e do governo do Estado.


Criado em fevereiro de 1996, por iniciativa do trompista Serquei Dorokhov, quando era professor de Trompa do Conservatório Carlos Gomes (CCG), com o objetivo de reunir os alunos de metais que mais se destacaram em seus instrumentos, o Quinteto tem se apresentado na capital paraense e em diversas cidades do interior, por meio de projetos da Fundação, como os de interiorização, o Música na Praça e o Música na Escola.

Depois de várias formações, o grupo hoje é composto por Kelson Pinheiro (trombone), Kelson Couto (trompete), Ilson Cruz (trompete), Fábio Moraes (tuba) e Sóstenes Siqueira (trompa). O repertório é resultado de pesquisas baseadas na música erudita e em estilos diversos da MPB, como bossa nova, chorinho, carimbó e baião.

“Tocamos muitas adaptações. Para este concerto, escolhemos músicas do período da Renascença, um pouco de jazz, samba, chorinho e até música gospel e trilhas sonoras dos filmes de Charles Chaplin”, conta Kelson Pinheiro, coordenador do grupo.

O trompetista Kelson Couto, que participa de outras formações musicais e já tocou em várias edições do festival, acrescenta que o público tem correspondido nesta edição comemorativa dos 25 anos do festival, em que os espaços, horários e músicos estão bem diversificados. "Muitos já têm público certo", destaca.

Trio Raízes – Criado em agosto de 2010, o Trio Raízes é formado por Joca Silva (pandeiro), diretor artístico, formado no curso técnico do CCG e estudante de Bacharelado em Música; Edivaldo Júnior (violão), formado pela Escola de Música da Universidade Federal do Pará (Emufpa), e Miguel Neto (clarinete), formado em Licenciatura em Música pela Universidade do Estado do Pará (Uepa).

Com a experiência de participar de vários eventos de destaque, como o Festival de Música Brasileira e homenagens a Heitor Villa-Lobos e Pixinguinha, pela primeira vez o grupo participa do Festival Internacional de Música do Pará. Na apresentação, o Trio Raízes mostrará ritmos como samba, choro, bossa nova, com composições de Jacob do Bandolim e Hermeto Pascoal, entre outros.

Serviço: Apresentações do Quinteto de Metais nesta sexta-feira (15), às 16h, no Coliseu das Artes, e às 17h30 do Trio Raízes, na Capela, ambos no Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, Jurunas). As atrações integram o XXV Festival Internacional de Música do Pará. Entrada franca. Realização: Fundação Carlos Gomes e Governo do Pará.




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso