Fita leva jornalistas e médicos ao São José Liberto


Jornalistas brasileiros visitam o São José Liberto duranta a Fita
Um grupo de jornalistas e médicos brasileiros visitou o Espaço São José Liberto neste final de semana. Construção datada do século XVII, o São José Liberto é um centro histórico, cultural e referência em gemas, joias e artesanato do Pará, por abrigar o Museu de Gemas, a Casa do Artesão e o Polo Joalheiro.

A visita ao São José Liberto, realizada na tarde de sábado (23), fez parte da programação da 6ª edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita 2012), aberta na sexta-feira (22), no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. Quatro grupos que participam da Feira visitaram o São José Liberto.

"O Polo Joalheiro é um equipamento único entre as belezas de nosso Brasil, e coloco o Pará entre os maiores destinos brasileiros a serem visitados", frisou Roy Taylor, vice-presidente executivo do Grupo Folha Dirigida (RJ), que visitou o local no sábado (23). Ele foi acompanhado por Rosa Masgrau e Leila Melo, do Grupo Folha Dirigida (RJ); Júnior JânioTavares, da Revista Somos Amazônia (RR); Biaphara Galeno, Jornal Panrotas (SP); João Batista Zuccaratto, da publicação Textos et Coetera, e Alex Flávio Oliveira da Silva, representante da Brazil Amazon Turismo (PA).

Os profissionais começaram a visita pela Capela e seguiram para o Museu de Gemas do Pará, vinculado ao Sistema Integrado de Museus (SIM), da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). Nas cinco salas do Museu, eles conheceram o rico acervo de cerâmicas arqueológicas, gemas minerais do Pará e de outras regiões da Amazônia, gemas e joias.

Os jornalistas também visitaram o Jardim da Liberdade, a Cela Cinzeiro (memorial sobre o antigo Presídio São José) e a Casa do Artesão.
Jardim da Liberdade, com destaque para o grande quartzo, de 2,5 toneladas, colocado no centro do espaço composto por outros tipos de gemas, especialmente ametista e citrino.

Grupo de médicos - Na manhã de domingo (24), 22 médicos brasileiros, de entidades representativas da categoria, também visitaram o Espaço, acompanhados por técnicos do Polo Joalheiro e pela guia de Turismo Rosângela Martins, da Companhia Paraense de Turismo (Paratur).

Armando Oliveira e Silva, presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgiões do Rio de Janeiro, acompanhou as explicações da guia sobre a história do Espaço São José Liberto, desde sua fundação, passando pelo tempo em que funcionou como presídio, até sua transformação em espaço cultural, turístico e de geração de emprego e renda. "É mma maneira interessante de mostrar e transformar, com criatividade, um espaço complexo em um local feliz. É um choque de emoções, onde foi retirada a negatividade e colocada a positividade", enfatizou Armando, que integra, junto com a esposa e outros médicos, uma comissão de avaliação técnica das cinco cidades candidatas a sediar um grande encontro de cirurgiões, em 2015.

O grupo de médicos veio a Belém participar de um congresso setorial e foi convidado pela coordenação da Fita para permanecer por mais dois dias, e conhecer a capital paraense.

A avaliação da Fita e do São José Liberto, segundo Fernando Cesar David Silva, 1º vice-presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, também foi positiva. "Achei as visitações muito organizadas. Os vídeos institucionais também estão ótimos, assim como a rede hoteleira e a infraestrutura dos ambientes, como o Hangar e o São José Liberto, onde preservar a memória é dever de todos", destacou. "Acho muito importante essa preservação, porque aqui nesse espaço tem a história do Brasil. Estou adorando a cidade", completou Sibélia David Silva, esposa do vice-presidente.

Os médicos conheceram também, na manhã de sábado, os espaços culturais e ambientais gerenciados pela Organização Social Pará 2000. O roteiro incluiu o Hangar, o Mangal das Garças e a Estação das Docas.

Fotos: Igama/Divulgação e Alex Flávio/Brazil Amazon Turismo

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso