Joias do Polo Joalheiro fazem sucesso na Rio +20


           RIO+20: Coleção Essência da Natureza. Designer e produção Celeste Heitmann
Foto: João Ramid
Da Redação
Agência Pará de Notícias
A coleção de joias e acessórios de moda confeccionadas por profissionais do Polo Joalheiro do Pará está fazendo sucesso na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Denominada “Manualidades e Design – Rio+20”, a coleção está sendo comercializada na loja Signature, no Copacabana Palace - tradicional hotel da capital carioca - desde os primeiros dias da conferência. No hotel, estão hospedados os principais chefes de estados e representantes de vários países do mundo.

As joias expostas resultam de um workshop de criação de produtos coordenado pela jornalista e consultora de Moda e Estilo Cristina Franco. Criada especialmente para a Rio +20, a coleção expressa os conceitos de design e sustentabilidade, referências no trabalho desenvolvido há mais de uma década pelo Programa de Desenvolvimento do Setor de Gemas, Joias e Metais Preciosos, mantido pelo Governo do Estado e gerenciado, desde 2007, pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), no Espaço São José Liberto. “O interessante em fecharmos essa parceria com o hotel Copacabana Palace é que sabemos que um dos grandes gargalos do trabalho feito a mão no Brasil é a inclusão produtiva e estando num espaço nobre como esse, a gente consegue também mostrar que é possível o tipo de inclusão produtiva diferente com um produto também tão diferente. Infelizmente o artesanato brasileiro ainda não está colocado no local onde deve em termos de valorização. O nosso objetivo é que realmente o artesanato brasileiro e o paraense tenha um espaço nobre e seja reconhecido”, disse Cristina.


A jornalista e consultora Cristina Franco na Loja Signature. Rodolfo Oliveira/Ag. Pará 

Os trabalhos expostos – bolsas, colares, anéis, brincos, broches, fivelas, pingentes, braceletes e pulseiras – foram feitos de materiais bem paraenses como: escamas de pirarucu, minicestas de palha de arumã, azulejos, fibra de tururi, madeira, alumínio, cuia, chifre e couro de búfalo e até coador de café. A riqueza e diversidade das peças tem agradado os hóspedes e turistas. “Só existe uma palavra para definir essa coleção: emocionante. É uma arte que consegue reunir elegância, simplicidade e a valorização dos produtos locais da região. Simplesmente fantástica”, disse Ivan Aron, que visitou a exposição.


RIO +20: Joias do Pará em exposição no Copacabana Palace. Rodolfo Oliveira/Ag. Pará

 


Texto:
Bruna Campos - Secom
Fone: (91) 3202-0923 / (91) 9306-0990
Email: brunacampos@agenciapara.com.br




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso