Secretário de Mineração reforça parceria com o Polo Joalheiro

Em seu primeiro evento oficial como secretário de Estado de Indústria, Comércio e Mineração, David Leal reiterou a parceria da Seicom com o Polo Joalheiro do Pará, visando a ampliação do setor de joias artesanais no Estado e o incentivo ao beneficiamento das gemas minerais em território paraense, durante a solenidade de abertura da VIII Pará Expojoia – Amazônia Design, na noite de quarta-feira (14), no Espaço São José Liberto.

O novo secretário, que tem pós-graduação em Marketing e durante 20 anos foi gerente regional da empresa Vale no Pará, destacou a potencialidade do setor mineral no Estado e a prioridade dada a esta área pelo governador Simão Jatene, que David Leal representou na solenidade de abertura da feira de joias, a única do norte do Brasil. A partir de 2012, a Seicom será a nova mantenedora do Espaço São José Liberto e do Programa Polo Joalheiro.

“A missão da Seicom é árdua, mas gratificante, por contribuir para melhorar a qualidade de vida da população, com geração de emprego e renda”, ressaltou David Leal, para quem o Pará tem um potencial no setor mineral que o coloca como segundo maior produtor nacional de minérios.

Ele destacou a importância da parceria com o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), referência no setor joalheiro do país, com o qual pretende fortalecer o trabalho já realizado no Polo Joalheiro. “Eu acredito na liderança da Rosa (Rosa Helena Neves)”, reafirmou David Leal, enfatizando a prioridade na qualificação de mão de obra para que o potencial mineral, em especial o gemológico, seja beneficiado no Pará, e dessa forma possa chegar com valor agregado a outras regiões brasileiras e ao exterior.

Pará é exemplo - Para Hécliton Santini Henriques, presidente do IBGM, é importante reafirmar que o programa Polo Joalheiro “é um exemplo importante do Pará para o Brasil”. Ele citou outros polos joalheiros do país, como o do Bahia, mas fez questão de ressaltar que o trabalho feito pelos profissionais da joalheria artesanal paraense sempre “dá bons frutos”, e enaltecer a gestão do Igama à frente do Polo Joalheiro. “O Igama faz um excelente trabalho, por isso vamos continuar juntos nesta jornada, pois estamos no caminho certo”, assegurou.

Rosa Helena Neves, diretora executiva do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), abriu a solenidade agradecendo à rede de parceiros do Programa Polo Joalheiro do Pará, entre os quais o Governo do Estado, idealizador e mantenedor do programa, o IBGM, a Universidade do Estado do Pará (Uepa), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA) e o Museu Paraense Emílio Goeldi.

A diretora fez um agradecimento especial aos profissionais do Polo Joalheiro, pela determinação e o compromisso com as diretrizes do programa criado pelo Governo do Estado em 1998, e ressaltou a importância da Joia do Pará. “É uma joia especial não apenas por ter ouro, prata, esmeraldas, rubis, diamantes e outros elementos preciosos. A Joia do Pará é diferente porque carrega, transmite, comunica muito mais que um adorno de metal, enriquecido com gemas minerais. Ela se uma embaixadora da cultura amazônica, ao mostrar ao mundo as nossas tradições milenares, o patrimônio material e imaterial, a memória do nosso povo, as nossas características regionais”, acentuou Rosa Helena Neves.

Camilla Amaral, presidente da Associação dos Joalheiros do Espaço São José Liberto no Pará (Ajepa), disse que hoje o “São José Liberto é a mais grata realidade” para os profissionais joalheiros, e frisou a decisão da direção da Ajepa em desenvolver um trabalho conjunto, para que os profissionais possam “produzir muito”.

Após a solenidade foi realizado o desfile de lançamento da coleção de joias inéditas “Metamorfose Preciosa da Amazônia” e a visitação aos 16 estandes da feira, cujo projeto de ambientação é da empresa de arquitetura Ramos e Vieira Ltda., especializada em ambientação de interiores.

A VIII Pará Expojoia – Amazônia Design é uma realização do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) e do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), com apoio do IBGM e Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). A feira é aberta ao público até domingo (18), das 09 às 21h, com entrada franca. Apenas no domingo, dia do encerramento, a visitação será até as 20h.

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso