Coleção de joias do Pará é lançada com desfile em cenário amazônico

Desfile da Coleção 2011 | 2012
Um ambiente ribeirinho - com estivas, plantas, água, chuva e até um ser mitológico da floresta – foi o cenário criado pela fotógrafa Walda Marques para o lançamento da coleção “Metamorfose Preciosa da Amazônia”, na noite de quarta-feira (14), no Espaço São José Liberto, após a solenidade de abertura da VIII Pará Expojoia – Amazônia Design.

Nove modelos levaram para a passarela mais de 60 joias, selecionadas entre as 116 criadas e confeccionadas para a coleção, inspiradas na botânica e nos insetos da Amazônia.

Com direção de Walda Marques e produção de Luís Laguna, o desfile mostrou ao público a beleza das joias e da cultura regional, com modelos femininos e masculinos compondo a paisagem ribeirinha junto com plantas da Ilha do Combu, em plena harmonia com a concepção das peças.

Pingente Joaninha, da Coleção Jardim das Curupitas, em prata e ônix.
Design: Rai Oliveira
Ourivesaria: Francisco de Assis
Empresa: Ourama
Este ano, a coleção concebida durante um workshop coordenado pela consultora Regina Machado, do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), reúne o trabalho de 26 designers, 18 empresas e mais 14 produtores, todos vinculados ao Polo Joalheiro do Pará.

Nas joias foram usados materiais tradicionais – ouro, prata e gemas minerais -, os materiais orgânicos já empregados na joalheria local, como fibras, madeira e chifre, e também as gemas vegetais, criadas a partir de resinas de flores, frutos, cascas e madeiras, pelo ourives e pesquisador Paulo Tavares.

Ao som de músicas regionais, o desfile mostrou pingentes, colares, anéis, brincos, braceletes e broche, adornando os modelos Alana Pingrey, Emily Miranda, Adriana Brum, Paula Fernanda, Fátima Duarte, Natália Rabelo, Bia Coelho, Luís Otávio, Renan Mesquita e Hugo Brito, no cenário criado por Hugo Garcia e Rui Santa Helena, com iluminação de Patrícia Gondim e Oriana Bitar.

Figurino confeccionado com encauxado – material feito a partir do látex
Figurino - O desfile também inovou, ao compor o ambiente de glamour das joias com o figurino confeccionado com encauxado – material feito a partir do látex -, produzido artesanalmente por Lauro José Damasceno Maia, dentro do projeto Encauxados de Vegetais da Amazônia.

Com a parceria da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Petrobras, o projeto já conta no Pará com 48 unidades de produção, instaladas a partir do projeto inicial idealizado pelo professor aposentado Francisco Samonek, com especialização no 3º Setor e mestre em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais, pela Universidade Federal do Acre (UFAC).







A VIII Pará Expojoia – Amazônia Design é uma realização do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) e do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), com apoio do IBGM e Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). A feira é aberta ao público até domingo (18), das 09 às 21h, com entrada franca. Apenas no domingo, dia do encerramento, a visitação será até as 20h.


Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso