Joalheiros do Polo são convidados a participar de publicação nacional

O trabalho dos profissionais do Polo Joalheiro poderá ilustrar as páginas do próximo Preview Design de Joias e Bijuterias, publicação com as tendências para a temporada 2013 nas áreas de design de joias e de comportamento do consumidor. O convite partiu de Regina Machado, consultora do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) e responsável pelo conteúdo da publicação, lançada em Belém no sábado (17) na VIII Pará Expojoia – Amazônia Design, a feira de joias realizada no Espaço São José Liberto.

Antes de lançar a publicação, ela fez o convite aos joalheiros locais para participação nas oficinas preparatórias do Preview. A consultora frisou que um dos maiores desafios do setor é conseguir construir uma marca no imaginário da joalheria de um lugar, e essa etapa, para ela, o Polo Joalheiro do Pará já concluiu, ao consolidar no mercado a marca “Joia do Pará”.

Ela também destacou a importância da gestão do Programa Polo Joalheiro, afirmando – com base no conhecimento que detém dos demais polos em funcionamento no Brasil -, que o “Pará é referência nas difíceis negociações do setor”, o que torna o trabalho realizado no âmbito do Programa de Joias e Metais Preciosos do Estado - desde 2007 gerenciado pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), “uma experiência de sucesso”.

Gemas coradas - Ao abordar o uso das gemas na produção de joias, Regina ressaltou que hoje dois terços das gemas minerais consumidas no mundo são vendidos pelo Brasil, onde o setor é responsável por 400 mil postos de trabalho, desde a mineração até o varejo. Área em que o Pará se destaca não apenas com uma grande variedade de gemas minerais (mais de 250 ocorrências comprovadas em território paraense), como também com a inovação das gemas vegetais, feitas a partir de resinas de espécies conhecidas na região, como a maniva, o urucum, o jambu e a pimenta. Segundo Regina Machado, as gemas coradas estão entre os principais recursos da joalheria atual.

Para a próxima temporada, informou a consultora, o tema central será “Romantizar”, quando as tendências valorizarão o passado, as boas lembranças, o romantismo e a natureza. Nas joias, o destaque será dado às gemas amarelas, verdes e azuis, presentes na Bandeira Nacional.

A arquiteta Regina Machado é consultora nas áreas de Design e Estilo do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), mestre em Comunicação dos Sistemas Simbólicos e doutora em Comunicação e Cultura do Consumo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Ascom/Igama




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