Coleção de joias do Pará traz as tendências do Preview Design

PINGENTE FADA ROSA, EM PRATA, LENTE CR39, AMETISTA ROSE D'FRANCE
DESIGN: LÍDIA ABRAHIM
OURIVESARIA: EDNALDO PEREIRA
EMPRESA: HANNA MARIAH
FOTO: OCIONE GARÇON
As fontes de inspiração do que estará nas vitrines dos principais centros produtores e consumidores de joias no próximo ano pode ser conferido nas páginas do Preview Design de Joias e Bijuterias 2012, lançado na tarde de sábado (17), no Espaço São José Liberto/Polo Joalheiro, como parte da programação da VIII Pará Expojoia – Amazônia Design, a feira de joias que acontece até este domingo (18), com entrada franca.

A partir da “originalidade”, palavra de ordem para a próxima temporada, o Preview reúne as tendências em quatro portais de inspiração – Iluminados, Natureza para Todas as Coisas, Pergil - Identifique-se e Brasileira da Gema -, que refletem o resultado da pesquisa de tendências feita pela consultora Regina Machado.

Segundo Regina, hoje o consumidor valoriza a origem da joia, quer perceber o valor do produto e saber de onde ele vem, se tem a sua origem preservada. “Cada vez mais a originalidade é fator de diferenciação e de agregação de valor no ambiente do consumo contemporâneo”, acentuou Regina. A Joia do Pará, afirmou ela, tem a
“denominação de origem”. “No Polo do Pará há muitas ideias, muitas histórias a contar”, disse a consultora.

Ideias e histórias que se destacam na coleção “Metamorfose Preciosa da Amazônia”, lançada nesta edição da Pará Expojoia, criada durante um workshop realizado em Belém e coordenado por Regina Machado. Na coleção estão presentes os insetos, a brasilidade e o colorido das gemas minerais e vegetais, estas uma inovação resultante da pesquisa empírica do ourives Paulo Tavares.

BRACELETE E ANEL CORTADORAS, EM MADEIRA COM DETALHES EM PRATA E CITRINO
DESIGN: ROSA LEAL
OURIVESARIA: AMORIMENDES
LAPIDAÇÃO: LEILA SALAME
PRODUTORA: ROSA LEAL
FOTO: OCIONE GARÇON
Brilhos e bichos - O brilho, o luxo do diamante e da cravação em pavê, e o uso do ouro em formas vazadas e aramados marcam a tendência “Iluminados”. No portal “Natureza de Todas as Coisas”, flor, folha e bichos estão sempre em destaque no mundo da joalheria, como joias retratando gatos, pássaros, cachorros e os insetos da Amazônia, como é o caso das joias “Fada Rosa”, da designer Lídia Abrahim, “Jardim das Curupitas”, de Rai Oliveira e “Cortadoras”, de Rosa Leal, que integram a coleção “Metamorfose Preciosa da Amazônia”.

Com base nesse portal de inspiração, Regina Machado ressaltou aos designers, ourives e lapidários a importância do investimento em lapidação diferenciada, a fim de valorizar a beleza e a variedade das gemas encontradas no Pará, e a plena liberdade no uso da prata, que é um metal precioso e pode, em muitos casos, substituir o ouro, principalmente em tempos de crise mundial.

No portal Perfil – Identifique-se está a conexão do homem com o mundo, seus laços familiares e crenças. “Na grande rede social em que transitam as peças associadas, revelam o perfil de nossas preferências e descrevem o perfil de nossa personalidade”, escreve Regina no Preview. No último portal, Brasileiro da Gema, a profusão de cores e tons das gemas coradas brasileiras se destaca em joias com quartzo rosa, periodotos e ametistas, entre outros exemplares da riqueza gemológica nacional.

Regina Machado, arquiteta e consultora nas áreas de Design e Estilo do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), é mestre em Comunicação dos Sistemas Simbólicos e doutora em Comunicação e Cultura do Consumo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Também é proifessora de História da Arte e de Semiótica.

Após o lançamento, ela autografou exemplares do Preview para designers, ouvires, produtores de gemas e estudantes das áreas de Design e Moda que assistiram ao lançamento.

O Preview Design de Joias e Bijuterias 2012, uma publicação anual do IBGM, Sebrae Nacional e Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), é distribuído gratuitamente para designers, fabricantes e revendedores de joias, deixando os profissionais do setor atualizados quanto às tendências nas áreas de design e de comportamento do consumidor.

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso