Polo Joalheiro encerra nesta sexta inscrições para exposição na Itália

As inscrições ao processo de seleção de projetos de joias para a “Mostra 24 Designers por 24 Joias: O Encontro e o Diálogo entre as Escolas de Joalheria Romana e do Estado do Pará”, que acontecerá em Belém e Roma em junho de 2012, terminam nesta sexta-feira (11). O edital nº 5/2011, com todas as informações sobre o processo seletivo, foi publicado pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) no último dia 21 de setembro.

Segundo o edital, podem ser inscritos e enviados projetos e fichas para seleção de projetos de joias inéditas ou pertencentes às seguintes coleções oficiais do Programa Polo Joalheiro: Coleções lançadas durante a feira de joias Pará Expojoia – Amazônia Design até a 8ª edição e as peças criadas e produzidas no 2º e no 3º Workshop Internacional de Design e Ourivesaria, promovido pelo Igama em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA).

A inscrição será feita em ficha própria, contendo apresentação e ficha técnica

da joia, modelo disponível no blog.saojoseliberto. com.br. Na ficha técnica devem ser informados nome da peça, inspiração, metal utilizado, nome da gema mineral, material alternativo autorizado pela diretriz do Polo Joalheiro (quando for necessário), nome do ourives, do design, do lapidário, do cravador e da empresa ou do empreendedor individual.

Brasil-Itália - A “Mostra 24 Designers por 24 Joias: O Encontro e o Diálogo entre as Escolas de Joalheria Romana e do Estado do Pará”, que será realizada dentro da programação oficial do Momento Brasil – Itália – 2011/2012, será montada na Embaixada do Brasil em Roma (Itália) e no Espaço São José Liberto (Brasil).

Do projeto constam, além da exposição de joias, um seminário temático, a produção de um catálogo das peças e uma obra feita em conjunto pelos designers brasileiros e italianos, com módulos que formarão uma joia única, confeccionada com materiais heterogêneos, a fim de referendar a diversidade cultural do Brasil e da Itália.

O projeto “Momento Itália – Brasil: 24 designers por 24 joias” dará continuidade a um trabalho de qualificação dos profissionais da joalheria paraense, iniciado pelo Polo Joalheiro em 2008, com o Workshop Internacional de Design e Ourivesaria, ministrado pelo arquiteto e designer de joias Stefano Ricci, e pelo mestre ourives e crítico de arte Claudio Franchi, com a assessoria de Paolo Carlucci.

Entre os objetivos do projeto está a difusão dos fundamentos filosóficos das Escolas de Joalheria Romana e Paraense, visando a promoção comercial da joia artesanal no mercado nacional e no exterior, como exemplo de sucesso no segmento da economia criativa.

Os projetos devem ser entregues no Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico e Organizacional (NDTO) do Igama, no Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, bairro Jurunas). Fone: (91) 3344-3518.

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso