Jornalistas argentinos visitam o Espaço São José Liberto

Jornalistas dos maiores veículos de comunicação da Argentina, que estão em Belém participando do XXVIII Congresso da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), foram recebidos no Espaço São José Liberto no final da tarde de quarta-feira (21), onde conheceram as joias artesanais e gemas do Pará, e a diversidade do artesanato local.

Recebidos pela diretora executiva do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia, Rosa Helena Neves, e pela diretora do Museu de Gemas do Pará, Anna Cristina Meireles, os jornalistas argentinos conheceram o acervo do Museu, a Cela Cinzeiro (memorial da época em que o prédio abrigou o presídio São José), as lojas de joias, o Jardim da Liberdade e a Casa do Artesão, onde são comercializadas peças artesanais de várias tipologias, produzidas por mais de 250 artesãos de todo o Estado.

No mezanino da Casa do Artesão, a comitiva teve a oportunidade de conhecer um pouco da gastronomia paraense, com o tacacá e salgados feitos com pirarucu, camarão e jambu, além dos sucos de cupuaçu e bacuri, e de doces feitos com açaí. O sabor das frutas e dos demais ingredientes da culinária paraense foi aprovado por Fernando Bacot, representante da Embaixada do Brasil em Buenos Aires (Argentina).

Para Isolete Pereira, que há 20 anos conduz em Buenos Aires o programa Simplesmente Brasil, transmitido pela Cadena Eco de Radiodifusión, e é diretora de Relações Internacionais para o Mercosul da Abrajet de Santa Catarina, o mais admirável no Espaço São José Liberto “é a transformação do cárcere em espaço de liberdade”. Ela, que já visitou a prisão norte-americana de Alcatraz, disse ter ficado encantada com a arquitetura do prédio, com as gemas e joias, e principalmente com a valorização do homem. “Saber que aqui mais de 250 artesãos recebem apoio para mostrar seus trabalhos, e até exportar, é maravilhoso”, declarou.

A comitiva foi integrada ainda Cecília Laura Martinez, da Revista Lonely Planet; Mauricio Giambartolomei, do Diario de La Nación; Carlos Alberto Pulvirenti, do Diario La Capital; Ivana Marcela Salfity, fotógrafa free-lancer; Enrique Manuel Abbate, do Diario Perfil, e Maria de Michelis e Eduardo Torres, da revista El Gourmet.

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso