Exposição “Carimbó” abre no São José Liberto com acessórios e esculturas em madeira

Contagiante como a música e a dança típicas da cultura paraense, a exposição “Carimbó acessórios design” junta criatividade e modernidade para oferecer ao público adornos e objetos de moda e decoração a partir desta sexta-feira (30), quando será aberta às 18h, no Espaço São José Liberto, na área de exposições da Casa do Artesão. As peças expostas foram criadas e produzidas pela designer Selma Montenegro e pelo escultor Virgílio Moura.

Com design diferenciado, a designer baseou seu processo criativo nos movimentos, no encantamento e na alegria das cores e ritmos ligados a uma das manifestações mais típicas da cultura paraense - a sensual dança do carimbó.

A exposição traz ao público colares, chaveiros, bolsas, peças de decoração e objetos inspirados em vários elementos do Círio de Nazaré, que acontece no segundo domingo de outubro, em Belém. “Trabalhei com uma mistura de materiais, aos quais dei um toque moderno, para mostrar um ‘carimbó’ de opções, feito para os paraenses e também para os turistas que estão chegando para as festividades do Círio de Nazaré, que têm o hábito de adquirir produtos com características regionais”, informa Selma Montenegro.

Natural do Arquipélago do Marajó, Selma Montenegro começou sua trajetória profissional como artesã, de onde migrou para o design de joias, ao se cadastrar no Programa de Desenvolvimento do Setor de Joias e Metais Preciosos, gerenciado no Polo Joalheiro do Pará. Graduada em Educação Artística pela Universidade Federal do Pará (UFPA), ela foi duas vezes selecionadas no concurso de joias do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), e é a autora do broche que fecha o manto da imagem de Nossa Senhora de Nazaré desde 2010.

Convite - Para a exposição “Carimbó acessórios design” Selma convidou o escultor Virgílio Moura, que há anos transforma madeira em esculturas e objetos artísticos e de decoração. Segundo Virgílio, a parceria com Selma é recente, mas já rendeu excelentes resultados. “Resolvemos somar algumas coisas que sabemos e que somos capazes de fazer juntos”, diz ele.

Para Virgílio, desenvolver a coleção com Selma Montenegro foi “muito prazeroso”. “Também não posso me esquecer do Espaço São José Liberto, que nos proporcionou coisa tão rara nos dias de hoje: a liberdade de fazermos o que quisermos, e ainda nos oferecer a estrutura para expor os trabalhos”, acrescenta.

Dessa parceria saíram trabalhos inéditos, que poderão ser vistos na exposição até 23 de outubro, no horário de funcionamento do Espaço São José Liberto, que em outubro funcionará em horário diferenciado, abrindo às segundas-feiras para o público.

A partir da próxima segunda (3), funcionará até sábado das 09 às 19h, e aos domingos e feriados, das 10 às 19h. O Espaço só fechará ao público nesse período no dia do Círio (09) e no Recírio (24). No sábado (8), véspera da procissão, o horário também será especial, das 09 às 16h.

Serviço: Exposição “Carimbó acessórios design” – adornos e objetos de decoração de Selma Montenegro e Virgílio Moura. De 30 de setembro a 23 de outubro, no Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, bairro Jurunas). Mais informações: (91) 3344-3514 / 3252-2758 / 9145-1525.

Ascom/Igama
Fotos: Ocione Garçon




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso