Joias de Nazaré retrataram "A Fé nos braços da Mãe"

Com 103 peças inspiradas em imagens sacras do período barroco, a exposição Joias de Nazaré 2011 – “Madonas do Barroco – A fé nos braços da Mãe” será aberta ao público na próxima terça-feira (4), às 18h, no Espaço São José Liberto/Polo Joalheiro do Pará, com uma programação especial.

Realizada desde outubro de 2003, numa parceria da direção do Espaço São José Liberto com a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), a exposição abre este ano com uma celebração na Capela, seguida de cortejo até a Casa do Artesão, onde a imagem de Nossa Senhora de Nazaré será recebida pelos cantores líricos Edelmiro Soares (da Universidade do Estado do Pará) e Reginaldo Viana (da Fundação Carlos Gomes), e a som do violino de Taís Carneiro, da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (Emufpa).

Criada durante um workshop coordenado por Rosângela Gouvêa, designer de joias e professora do curso de Design da Uepa, a coleção será mostrada ao público em um espaço criado pela arquiteta Anna Cristina Meireles, diretora do Museu de Gemas do Pará. Além das joias, o projeto expográfico prevê a ambientação com imagens barrocas, pertencentes ao Museu de Arte Sacra.

Um espaço que destacará os trabalhos dos profissionais de criação Argemiro Muñoz, Celeste Heitmann, Circe Silva, Clara Amorim, Eli Cascaes, Erivaldo Júnior, Evandro Gobitsch, Fábio Monteiro, Felipe Braun, Helena Bezerra, Ivam Pereira, Ivete Negrão, Joseli Limão, Júlia Mendes, Lídia Abrahim, Michelle Rodrigues, Rai Oliveira, Rosa Leal, Rosaurea Simões e Vânia Sabat, e das empresas Amazonita, Amorimendes, Brilho da Amazônia, Danatureza, D’Sales, Hanna Mariah Joias, HS Criações, Joiartmiro, L&B Joias, Loja UNA, Ourama, Ourogema, Sila Brasila e Zeus.

A exposição Joias de Nazaré 2011 - “Madonas do Barroco – A fé nos braços da Mãe”, que poderá ser visitada até 30 de outubro, é um realização do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) e Governo do Pará/ Secretaria Especial de Infraestrutura e Logística para o Desenvolvimento Sustentável, Secretaria Especial de Promoção Social, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Secretaria de Estado de Cultura (Secult). O evento tem o apoio do Sebrae-PA e do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIM), por meio do Museu de Arte Sacra.




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso