Desfile das Joias de Nazaré marca a abertura do Congresso de Jornalistas de Turismo

O mágico encontro da imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelo caboclo Plácido José de Souza, às margens do igarapé Murutucu, há mais de 300 anos, inspirou o desfile de pré-lançamento da coleção Joias de Nazaré 2011, realizado na noite de quinta-feira (22), no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. O desfile integrou as atrações culturais da solenidade de abertura do XVIII Congresso da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), que acontece em Belém de 22 a 27 de setembro.

Vestidas de anjo – figuras tradicionais do Círio de Nazaré -, as bailarinas Ana Beatriz Coelho e Paula Fernandes Andrade abriram caminho para a entrada dos seis Plácidos, com suas capas e rústicas lanternas. Com a música instrumental de Nazaco Gomes, os modelos Diego Neves, Pedro Ferreira, Agostinho Júnior, Eder Jaster, Renan Mesquita e Luís Otávio tomaram conta da passarela já ornamentados com as joias, para mostrar ao público o trabalho de designers, ourives, lapidários e artesãos do Polo Joalheiro do Pará. Peças em ouro, prata e gemas minerais e orgânicas encheram de beleza e fascínio a passarela.

O desfile foi finalizado com a encenação do achado da imagem, quando um dos Plácidos (Eder Jaster) retirou de dentro de uma árvore a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, a mostrou ao público fazendo a saudação tão comum durante o Círio: “Viva Nossa Senhora de Nazaré!”, e recebendo os aplausos de todos. O último ato foi a entrega da imagem ao presidente nacional da Abrajet, Élcio Estrela.

Com criação e direção da fotógrafa Walda Marques, o desfile mostrou, em um ambiente que relembrou um pedaço da floresta, 39 as 103 joias que compõem a coleção Joias de Nazaré deste ano, intitulada “Madonas do Barroco – A fé nos braços da Mãe”. Coleção resultante de um workshop de geração de produtos, coordenado por Rosângela Gouvêa, designer de joias e professora do curso de Design da Universidade do Estado do Pará (Uepa), que incluiu palestras sobre história e características da arte barroca e visita ao Museu de Arte Sacra.

A concepção do desfile contou ainda com o trabalho de direção e coreografia de Mariana Marques e Eder Jaster; coordenação de produção de Luiz Laguna; produção de Ugo Garcia; assistência de produção de Cecília Serrão e Clóvis; cenografia de Rui Santa Helena; figurino de Cícero, e iluminação de Patrícia Gondim e Oriana Bitar.

Parceria - “Responsável por trazer a Belém milhares de pessoas de todo o Pará, de outros Estados e até do exterior, o Círio de Nazaré é também um dos nossos maiores eventos turísticos e culturais. Portanto, trazer as joias do Pará, nesta coleção retratando os ícones do Círio, a um evento do setor turístico de âmbito internacional, como o Congresso da Abrajet, mostra o êxito da parceria entre o Polo Joalheiro, a Paratur (Companhia Paraense de Turismo) e a Abrajet-Pará, tão bem representada pelos jornalistas João Ramid e Benigna Soares”, ressaltou a diretora executiva do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia, Rosa Helena Neves.

No desfile foram mostrados os trabalhos dos profissionais de criação Argemiro Muñoz, Celeste Heitmann, Circe Silva, Clara Amorim, Eli Cascaes, Erivaldo Júnior, Evandro Gobitsch, Fábio Monteiro, Felipe Braun, Helena Bezerra, Ivam Pereira, Ivete Negrão, Joseli Limão, Júlia Mendes, Lídia Abrahim, Michelle Rodrigues, Rai Oliveira, Rosa Leal, Rosaurea Simões e Vânia Sabat, e ainda das empresas Amazonita, Amorimendes, Brilho da Amazônia, Danatureza, D’Sales, Hanna Mariah, HS Criações, Joiartmiro, L&B Joias, Loja UNA, Ourama, Ourogema, Sila Brasila e Zeus.

Exposição - A coleção completa estará exposta de 4 a 30 de outubro, no Espaço São José Liberto, com entrada franca. Além das 103 joias, a exposição terá este ano imagens sacras de Maria, que integram o acervo do Museu de Arte Sacra, vinculado ao Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIM), da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

Realizada desde 2003, a exposição Joias de Nazaré é uma realização do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) e do governo do Estado, por meio das secretarias de Cultura (Secult) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA).

A solenidade de abertura do Congresso da Abrajet contou com as presenças do presidente da Paratur, Adenauer Góes, representando o governador do Estado, Simão Jatene; do presidente nacional da Abrajet, Élcio Estrela; de Wadi Kayath, representando o prefeito de Belém, Duciomar Costa; do coordenador da Diretoria da Festa de Nazaré, Cesar Neves; de Fábio Romero, do Sindicato dos Guias de Turismo (Singtur), e de outros representantes do turismo local e nacional.

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso