São José Liberto abre programação cultural com o Grupo Uirapuru

Na tarde deste domingo (7), o Grupo Parafolclórico Uirapuru abrirá a programação cultural de agosto do Espaço São José Liberto, mostrando os ritmos que expressam os traços mais típicos da cultura paraense, em coreografias criadas pela professora Cláudia Peniche. A apresentação começará às 17h30, com entrada franca, no Coliseu das Artes, palco do projeto “Ritmos do Pará”, desenvolvido pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), instituição gerenciadora do Espaço São José Liberto.

O Grupo Uirapuru – que traz no nome um dos mais representativos símbolos da fauna amazônica, o pássaro uirapuru -, mantém há 27 anos o trabalho de divulgar as manifestações culturais da região, por meio da dança e dos ritmos tradicionais.

No Coliseu das Artes, oito casais de dançarinos e oito músicos mostrarão ao público desde as danças mais conhecidas, como o carimbó e o siriá, até o retumbão e a marujada, que retratam a beleza da cultura bragantina (oriunda do município de Bragança, no nordeste paraense).

Criado em uma das mais importantes instituições de ensino do Estado, o Instituto de Educação Estadual do Pará (IEEP), o grupo leva a cultura paraense para públicos diversos, incluindo os de outros Estados. O “Uirapuru” é sempre convidado a participar de festivais de dança e folclóricos e a mostrar sua arte nos espaços culturais de Belém.

Capoeira – A partir da próxima terça-feira (09) volta ao São José Liberto o projeto “Capoeira PA, Mundo Vê – Capoeira Angola”, coordenado pelo Mestre Carlinhos, do grupo Negros de Aruanda. A partir das 16h, no mezanino da Casa do Artesão, haverá exibição de vídeo sobre capoeira e culturas marginalizadas.

Nos dias 10, 11 e 12 (de quarta à sexta-feira), das 15 às 18h, no Coliseu das Artes, será realizado o workshop “Capoeira Angola”, com Mestre Carlinhos, e no próximo dia 20 de agosto haverá roda de capoeira angola, também no Coliseu, das 09 às 12h.

As inscrições para o workshop podem ser feitas pelo e-mail capoeirapamundove@hotmail.com ou pelos telefones (91) 8147-3912 / 8201-2871 / 8177-1429. O projeto é uma realização do governo do Estado, por meio do Instituto de Artes do Pará (IAP), e do Grupo Capoeira Negros de Aruanda, com apoio do Igama e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Serviço: Apresentação do Grupo de Expressões Parafolclórico Uirapuru. Dia 7 de agosto, às 17h30, no Coliseu das Artes/ Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n). Entrada Franca. Mais informações: (91) 3344-3517.

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso