Grupo de Tubas da Amazônia abre festival de música no São José Liberto

Com um repertório recheado de clássicos da Música Popular Brasileira, como "Flor de Liz" de Djavan, “Tarde em Itapuã", de Toquinho e Vinícius de Moraes, e "Bananeira", de Gilberto Gil e João Donato, o Grupo de Tubas da Amazônia abriu na tarde de segunda-feira (22), no Coliseu das Artes, a programação reservada ao Espaço São José Liberto do XXIV Festival Internacional de Música da Amazônia. Às 17h, na Capela da instituição, o Grupo de Flauta Doce reuniu crianças e adultos para ouvir um repertório de obras eruditas.

Mostrar um som ainda pouco comum ao grande público, por meio de músicas conhecidas em todas as regiões do país, foi a proposta do Grupo de Tubas da Amazônia para esta edição do Festival. A iniciativa agradou ao público, onde estava a vendedora Rosa Chaves. Para ela, que via a tuba como um instrumento “difícil de ser tocado”, foi uma grata surpresa assistir aos músicos tocando carimbó. “A gente não tem ideia que a tuba pode ser assim, tão popular”, disse ela, após a apresentação do grupo, que tocou ainda "La Vida Es Um Carnaval", de Victor Daniel e Capim Cubano, e um pout-pourri de canções do paraense Nilson Chaves.

Nesta terça-feira (23), o Festival prossegue no São José Liberto com as apresentações do Quinteto de Saxofone, às 16h, no Coliseu das Artes, e do Duo “As Icamiabas”, com Aliverti e Azulay, às 17h30, na Capela. Na quarta-feira (24), se apresentarão o grupo Metal Pará, às 16h, no Coliseu, e o Ébano Quarteto, às 17h30, na Capela. Toda a programação tem entrada franca.

O XXIV Festival Internacional de Música da Amazônia é uma realização do Governo do Pará, por meio da Fundação Carlos Gomes e da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), e do governo federal, via Ministério da Cultura. O evento tem o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura, Banco do Estado do Pará (Banpará), Banco da Amazônia S.A. (Basa) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Além das apresentações em vários espaços culturais de Belém, com músicos nacionais e internacionais, a programação prossegue até o próximo domingo (28), com masterclasses, palestras e workshops. A programação está disponível no site www.fimupa.com.br.



Ascom/Igama (com informações da Ascom/Fundação Carlos Gomes)
Fotos: Eunice Pinto / Agência Pará




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso