Polo Joalheiro leva mais de 100 peças ao 6º Salão do Turismo

Mais de 100 peças da joalheria artesanal paraense estarão expostas e comercializadas, a partir desta quarta-feira (13,) na Vitrine Brasil, que integra o 6º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil. O Polo Joalheiro do Pará participa mais uma vez do Salão com peças em ouro e prata, enriquecidas pelas técnicas de incrustação, pela lapidação diferenciada das gemas minerais, pelo material orgânico (fibras, sementes e cascas) e pelo uso de matéria prima inovadora na joalheria, como lentes de óculos.

“Vamos participar com uma variedade de matéria prima, que é o grande diferencial da joalheria feita pelos profissionais do Polo do Pará, ao lado do design amazônico. Levamos peças conceituais e comerciais, com preços bem acessíveis”, ressalta Thiago Gama, diretor comercial do Espaço São José Liberto, onde funciona o Polo Joalheiro. O projeto de ambientação da vitrine onde ficarão as joias foi concebido pela designer paraense Clarisse Fonseca.

Além das joias, o Polo produziu, em parceria com a Companhia Paraense de Turismo (Paratur), os brindes que serão oferecidos a autoridades e aos coordenadores do evento. Em uma caixa decorada com imagens da revoada de guarás no Arquipélago do Marajó, foram colocadas miniaturas de cerâmica, sachê de essências, licor e bombons de frutas regionais.

“O Salão do Turismo é um grande encontro sobre a cultura do país. Nele é possível manter o contato com as coisas do Pará, levando o que há de mais representativo das tradições locais”, informa Rosa Helena Neves, diretora executiva do Polo Joalheiro.

O estande Vitrine Brasil terá produtos de 15 regiões do país, nas áreas de moda, joia, artesanato, manifestações artísticas e gastronomia. O Pará é o único Estado do norte a participar.

Tour da Experiência – Duas empresas vinculadas ao Polo, Ourogema e Amazonita, também participarão do Salão do Turismo, no espaço destinado ao projeto “Tour da Experiência”, desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA).

A Ourogema, do ourives Marcelo Monteiro, é pioneira no Polo Joalheiro do Pará, se destacando na produção de peças em ouro, chifre e madeira. Já a empresa Amazonita, da produtora Maria de Nazaré Paixão, é sediada no município de Abaetetuba (Região do Baixo Tocantins). O trabalho da Amazonita valoriza as gemas orgânicas, em especial a madrepérola.

A participação no projeto Tour da Experiência possibilitou à Maria de Nazaré Paixão participar de capacitação na Itália. Amazonita e Ourogema também integram o catálogo do projeto, publicado em 2010.

O 6º Salão do Turismo, realizado de 13 a 17 de julho, é promovido pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), no Pavilhão de Exposições do Anhembi (Avenida Olavo Fontoura, 1209, Santana, SP).

Ascom/Igama




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