São José Liberto tem danças circulares, quadrilhas e exposição de joias no Dia dos Namorados

No próximo domingo (12), dia dedicado aos namorados, o Espaço São José Liberto faz da dança sua forma de homenagear não só os casais apaixonados, mas todos aqueles que vêem na expressão corporal e na alegria uma eterna declaração de amor à vida. Pela manhã, as danças circulares serão a atração, e à tarde o Coliseu das Artes será tomado pelo ritmo contagiante das quadrilhas juninas, abrindo o espaço para essa manifestação típica da cultura popular.

A programação junina já começará no sábado (11), a partir de 17h, com a apresentação de quatro quadrilhas. E para os casais enamorados ainda há a exposição temática de joias “Louco por Ti”, que permanecerá aberta à visitação até o dia 19.

Expressão - Criado nos anos 1960 pelo coreógrafo e bailarino alemão Bernhard Wosien, o movimento das danças circulares é inspirado nas danças folclóricas de vários povos e ganhou repercussão a partir do norte da Escócia.

Tendo entre seus benefícios despertar a musicalidade, trabalhar habilidades interativas e compreender a dança como forma de expressão não verbal, as danças circulares “levam a uma conexão consigo mesmo, com Deus e com as forças da natureza”, segundo Gabriele Wosien, filha de Bernhard e propagadora dessa prática pelo mundo.

Para Ana Lúcia Rubim, médica, psicoterapeuta e focalizadora de danças circulares, “a pessoa exprime na dança sua mais pura alegria, leveza e prazer. A alternância de tensão e relaxamento, ritmo e melodia, desperta a energia vital e se liberta no fluxo do movimento e no todo, sendo um passo para a autodescoberta”.

As danças circulares, ressalta Ana Rubim, visam ampliar o conhecimento em direção ao bem estar físico, mental, emocional, energético e social. E é nesse cenário que, com as danças circulares, serão homenageados no São José Liberto dois dos santos da época, Santo Antonio e São João.

“Vamos circular e dançar ao ritmo do forró e de outras danças juninas”, informa Ana Rubim. Com entrada franca, as danças circulares serão mostradas no Coliseu das Artes das 10h30 às 12h.

Quadrilhas – Com o objetivo de integrar o Espaço São José Liberto às manifestações culturais da quadra junina, durante os finais de semana de junho o Coliseu das Artes será palco de um verdadeiro festival de quadrilhas. “As quadrilhas vêm de vários bairros de Belém e se apresentarão sem concorrer a prêmios, apenas pelo prazer de mostrar o trabalho destinado a manter viva essa manifestação cultural”, destaca Carmen Macedo, coordenadora de Eventos do São José Liberto.

No sábado se apresentarão as quadrilhas “Crianças que Brilham”, “Mirim Matutinhos da Cremação”, “Mirim Cheiro do Pará” e “Sabor Açaí”. No domingo será a vez das quadrilhas “Mirim Caçulas da Cremação”, “Santa Luzia Infantil” e “Santa Luzia”.

Serviço: Programação cultural do Espaço São José Liberto. Sábado (11), a partir de 17h, apresentação de quadrilhas juninas. No domingo (12), das 10h30 às 12h, apresentação de danças circulares, e das 17 às 19h apresentação de quadrilhas juninas. A programação acontecerá no Coliseu das Artes/São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, bairro Jurunas), com entrada franca.

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso