Danças regionais e juninas integram a programação de junho do São José Liberto

Um dos mais tradicionais grupos parafolclóricos do Estado, o “Frutos do Pará” abre neste domingo (5), às 18h, a programação cultural de junho do Espaço São José Liberto. A apresentação do grupo, coordenado pela radialista Iracema Oliveira, integra o projeto Ritmos do Pará, desenvolvido desde o início do ano pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), com o objetivo de oferecer ao público, gratuitamente, apresentações de grupos de danças regionais sempre no primeiro e último domingos do mês.
Para receber os músicos e dançarinos do “Frutos do Pará”, o Espaço será decorado pelo artista plástico Paulo Emílio Campos de Melo, com bonecos de temática junina, confeccionados com a técnica de “papier collé” ou papietagem, já vista no Coliseu das Artes durante a programação de carnaval, em fevereiro deste ano.
A papietagem é uma técnica que consiste na colagem de tiras de papel, umas sobre as outras, utilizando uma mistura de amido de milho. Em Belém, Paulo Emílio já trabalha com papietagem há mais de 20 anos.
Cultura - Com uma trajetória iniciada em 1992, o “Frutos do Pará” foi formado por diretores e brincantes do Pássaro Junino Tucano, que era coordenado pela radialista Iracema Oliveira, nome consagrado do rádio paraense.
Desde 2000 o grupo representa a cultura do Pará em outros Estados. Formado atualmente por diretores, coordenadores, músicos e dançarinos, o grupo mantém no repertório 18 danças folclóricas, três aberturas para as apresentações, duas toadas de boi e uma lenda amazônica. O grupo divulga músicas de compositores de Belém, de municípios do interior e também criadas por seus integrantes. As danças contemplam todas as regiões do Pará, como a chula marajoara (do Arquipélago do Marajó), o carimbó (do nordeste) e o marambiré (do oeste) 
Quadrilhas – Os bonecos de personagens da quadra junina também darão as boas vindas às quadrilhas mirins e adultas que se apresentarão no São José Liberto nos dias 11, 12, 18, 19, 25 e 26 de junho, sempre a partir das 17h, com entrada franca. “Vamos ter, a cada dia da programação, três quadrilhas se apresentando no Coliseu das Artes, sendo duas mirins e uma adulta, para contemplar o maior número possível de quadrilhas que nos procuram”, informa Carmen Macedo, coordenadora de Eventos do Igama.
No dia 26, além das quadrilhas juninas, se apresentará o grupo folclórico Ariru Tupã Pará, outra atração do projeto Ritmos do Pará.

Serviço: Apresentação do Grupo Parafolclórico Frutos do Pará. Domingo (5), às 18h, no Coliseu das Artes, no Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, bairro Jurunas). Entrada franca.
Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso