Paes Loureiro lança seu primeiro romance no Espaço São José Liberto

O primeiro romance escrito pelo professor e poeta paraense João de Jesus Paes Loureiro, “Café Central – o tempo submerso nos espelhos”, será lançado nesta quinta-feira (26), às 19h, no Espaço São José Liberto. Reduto de intelectuais nos anos 1970, o Café Central é o cenário desta obra de Paes Loureiro.

Poeta consagrado em dezenas de livros, o escritor nascido em Abaetetuba (município do Baixo Tocantins), envereda pelo mundo da prosa, um projeto acalentado por mais de 20 anos. Ao leitor, caberá o acesso a uma história que começa no Café Central, após a sede da União Acadêmica Paraense (UAP) ter sido invadida pela Polícia Militar, logo no começo dos governos militares. A partir daí, a realidade do personagem é composta por fugas constantes, para não cair nas garras do temido Departamento de Ordem Política e Social (Dops).

De uma pensão na zona do meretrício, parte para a terra natal do autor, Abaetetuba, refugiando-se em suas ilhas. Mas essa trajetória conduz o personagem ao Rio de Janeiro, onde acaba preso, e depois o coloca novamente no ambiente do Café Central.

Autor - Poeta, prosador e ensaísta, João de Jesus Paes Loureiro também é professor de Estética e Arte. É doutor em Sociologia da Cultura pela Universidade de Sorbonne (França), onde defendeu a tese “Cultura amazônica: uma poética do imaginário”.

A construção de sua obra em poesia, define o autor em seu blog, tem “sua universalidade construída a partir de signos do mundo amazônico – cultura, história, imaginário – propiciando uma cosmovisão e particular leitura do mundo contemporâneo”.

O livro “Altar em chamas”, publicada pela Civilização Brasileira, foi agraciado em 1984 com o Prêmio Nacional de Poesia da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). Tem obras traduzidas na França, Alemanha, Itália e Japão, e também publicadas em Portugal.

As obras mais recentes são: “Pássaros da terra” (para teatro), lançada em 1999; “Obras reunidas (quatro volumes)”, em 2000; “Do coração e suas amarras”, em 2001; “Fragmento/Movimento”, em 2003, e “Água da Fonte”, em 2006, todos pela Escrituras Editora, além de “Au-delà du méandre de ce fleuve”, em 2002, lançada pela Acte-Sud, da França.

Serviço: Lançamento do livro “Café Central – o tempo submerso nos espelhos”, primeiro romance do escritor paraense João de Jesus Paes Loureiro. Nesta quinta-feira (26), às 19h, no Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, bairro Jurunas). Entrada franca.



Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso