Fashion Business expõe no Rio de Janeiro joias e adornos artesanais do Pará

Um dos maiores eventos de moda do Brasil, o Fashion Business 2011 será aberto nesta terça-feira (24), na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. No espaço “Mãos”, dedicado à diversidade do artesanato de vários Estados, o Pará estará representado pelas joias e adornos artesanais criados e produzidos por profissionais vinculados ao Espaço São José Liberto.

O espaço “Mãos”, com 300 expositores e a expectativa de receber mais de mil empresários, é ambientado como uma galeria de arte, em 60 metros quadrados, e tem como curadora e consultora a jornalista Cristina Franco, convidada para organizar o espaço pela empresária Eloysa Simão, diretora do Fashion Business.

Por orientação do Sebrae Nacional, Cristina convidou a direção do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), instituição gerenciadora do São José Liberto, a participar do evento. A jornalista esteve em Belém fazendo uma pré-seleção de trabalhos que serão expostos na Fashion Business.

Entre as peças já selecionadas por Cristina Franco para a mostra, que ficará aberta ao público até sexta-feira (27), estão duas joias da designer Selma Montenegro – os colares “Mandinga” e “Feira do Ver-o-Peso” – e dois adornos do artesão François Delamare – o bracelete “Touro” e o colar “Olho”, que têm na composição chifre, osso, borracha, madeira e prata.

Uma das joias de Selma Montenegro, inspirada na arquitetura do Ver-o-Peso, o mais conhecido cartão postal da capital paraense, foi selecionada em um dos mais importantes concursos de design de joias do país, o Prêmio IBGM de Design, promovido pelo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos.

Também estão sendo avaliados pela curadoria peças das empresas Amazonita, Sila Brasila, L&B Joias e Joiartmiro, e dos produtores Francileudo Furtado, Rosa Leal e Celeste Heitmann. Cristina Franco ficou interessada ainda em expor peças da coleção “Joias de Nazaré”, inspiradas na maior festa religiosa do Brasil, o Círio de Nazaré, que acontece no segundo domingo de outubro, reunindo cerca de 2 milhões de pessoas em Belém.

Parceria - Segundo a organização do Fashion Business 2011, o projeto de valorização do artesanato nacional conta com o apoio institucional do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB ), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e de diversas regionais do Sebrae. Além do Pará, o espaço “Mãos”, terá trabalhos de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba e Sergipe.

O objetivo do projeto, ressaltam os organizadores, é “fomentar um diálogo consistente e sustentável entre a cadeia têxtil e a cadeia de serviços de artesanato. Acreditamos que esse seja um fórum que apresentará inúmeras oportunidades para o artesanato e para a manualidade altamente qualificada”. Segundo eles, o Brasil, que começa “a valorizar a chamada ‘brasilidade’, tem no espaço Mãos uma oportunidade inigualável de conhecer melhor raízes e matrizes, valorizando a cultura nacional”.

Os organizadores também destacam que o “Brasil é um celeiro de artesãos e produtos de incrível qualidade e delicadeza, mas ainda precisamos avançar no reconhecimento nacional do que criamos”.

Como exemplo dessa valorização cultural tão almejada, eles citam a matéria prima usada no vestido de noiva de Kate Midleton, em seu casamento com o príncipe Williams. “A noiva usou um vestido com detalhes em renda de Hampton Court, que produz pouquíssima quantidade dessa matéria prima, se comparado ao que o Brasil produz em renda. Por que as noivas brasileiras não começam a pensar também em usar as nossas maravilhosas rendas, que muitos designers estrangeiros buscam aqui?”, acentuam os organizadores.



Ascom/Igama (com informações de Thiago Melo – ATM Comunicação)




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso