Campeões de tango ministram oficinas no São José Liberto

Promover intercâmbio entre diferentes culturas de dança, realizar grandes espetáculos de tango na Região Norte e ampliar a participação de Belém no roteiro de eventos culturais do país estão entre os objetivos do projeto Belém Baila Tango, que durante três dias oferecerá no Coliseu das Artes, a arena cultural do Espaço São José Liberto, a oportunidade de o público local conhecer e aprimorar o conhecimento sobre uma das danças mais sedutoras do planeta.

Com entrada franca, as oficinas de tango acontecerão nesta sexta-feira (27) e sábado (28), das 15 às 19h, e no domingo (29), das 10 às 14h. Os ministrantes serão os dançarinos Tatiana Lopes e Edison Chaves, vencedores do Campeonato Intercontinental de Tango 2010.

Originário dos subúrbios de Buenos Aires, a capital argentina, o tango surgiu no final  do século XIX. Saiu dos bordéis para conquistar a Europa e a aceitação nos círculos familiares. A melodia contagiante resultava, inicialmente, da harmonia entre violino, violão e flauta. Com o passar do tempo a flauta foi substituída pelo som do bandoneón, que acabou se tornando o principal instrumento para execução do tango.

Arrebatamento - Nostalgia e melancolia são sentimentos suscitados pelo tango, mas são os passos sensuais e arrebatadores que caracterizam esse verdadeiro cartão postal sonoro de Buenos Aires, já declarado patrimônio cultural imaterial da humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidades para Educação, Ciência e Cultura).

O projeto Belém Baila Tango, que tem entre seus apoiadores o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) e o governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect), é uma iniciativa de professores e dançarinos de tango da capital paraense, com o objetivo de promover um intercâmbio com profissionais desse ritmo da Argentina, como o diretor artístico Manuel Ortíz.

Serviço: Projeto Belém Baila Tango, com oficinas de tango. Dias 27, 28 e 29 de maio, no Coliseu das Artes/Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, bairro Jurunas). Entrada franca.  Realização: Profissionais de Dança de Salão Reunidos.

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso