Gemas e joias do Pará estão expostas no Rio ICA Congress

Com mais de 250 ocorrências de gemas minerais em seu território, algumas com destaque no mercado nacional, como a ametista pau d’arco, o Pará participa no Rio de Janeiro do 14º Congresso Mundial de Gemas Coradas (Rio ICA Congress), o maior evento internacional do segmento de gemas, promovido pela International Colored Gemstone Association e pelo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM).


Aberto no último sábado (30), o evento prossegue até esta quarta-feira (4), com programação técnica e exposição de joias e gemas.

Realizado pela primeira vez no Brasil, o congresso também promove o Prêmio ICA de Design de Joias com Pedras de Cor, que tem entre seus 10 finalistas a designer paraense Lídia Abrahim, profissional do Polo Joalheiro do Pará. Lídia já está no Rio, convidada para participar do jantar de gala, no encerramento do evento, quando será anunciado o vencedor do concurso.


O Polo Joalheiro participa da exposição com o trabalho da lapidária Leila Salame, criadora da técnica de lapidação com grafismos da cultura marajoara, e com joias da coleção “O Luxo da Cultura e da Natureza Amazônica”, lançada na última feira Pará Expojoia – Amazônia Design.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional) também apresentou, dentro da programação técnica, o Programa de Desenvolvimento do Setor de Joias e Metais Preciosos do Pará, como referência na área de gestão e fomento ao setor joalheiro artesanal.


Gemas minerais - As joias expostas se destacam pela farta utilização de gemas minerais, que estão sendo apresentadas a mais de 400 empresários do setor de gemas e joias de vários países.

Entre as peças levadas ao evento estão “Orquídeas Silvestres”, de Clara Amorim e Domingos Santabrigida; “Mangueiras”, de Joseli Limão e Ednaldo Pereira; “Pindorama Palmas Verdes”, de Circe Silva e Márcio; “Açaí na Cuia”, de Evandro Gobitsch, José Raimundo e Francisco de Assis; “Vitória”, de Selma Montenegro e Onézimo Calado; “Chuva”, de Clarisse Fonseca e Antonio Nascimento e “Revoada Paraense”, de Bárbara Müller e Ourogema. Também participam da mostra peças com grafismo marajoara, de Leila Salame e Marcilene Rodrigues, e joia da empresa Amazon Art. Em todas, a presença de gemas como quartzos rosa, verde e hialino, ametista, turmalina, prasiolita, citrino, crisoprásio, green gold, granada, topázio, esmeralda e safira.


Concurso – Participante de vários concursos nacionais de design de joias, a paraense Lídia Abrahim é formada pela Universidade do Estado do Pará (Uepa) e vinculada ao Polo Joalheiro. Ao Prêmio ICA ela concorre com brincos denominados “Nas Profundezas do Mar”. Ela também é uma das classificadas ao IDEA Brasil, edição nacional do maior prêmio de design dos Estados Unidos.

O resultado será divulgado nesta quarta-feira (4). O vencedor receberá US$ 5 mil e uma viagem para participar da próxima Feninjer (Feira Nacional da Indústria de Joias, Relógios e Afins), em agosto deste ano, na cidade de São Paulo. A joia premiada participará de feiras e demais eventos nacionais e internacionais do setor joalheiro.

O Rio ICA Congress tem a colaboração do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Nacional, Federação do Comércio (Fecomércio)/RJ, Serviço Social do Comércio (Sesc)/RJ, Sistema Firjan, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Monte Carlo Joia, Antonio Bernardo e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Ascom/Igama (com informações do IBGM)

As fotos mostram a modelo com o conjunto Mangueiras, de Joseli Limão, e a designer Lídia Abrahim, que concorre ao Prêmio ICA de Joias com Pedras Coradas.




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso