Ciclo de palestras no São José Liberto integra Semana Nacional dos Museus

A 9ª Semana Nacional dos Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), terá uma programação especial no Espaço São José Liberto, que abriga um dos mais representativos e exclusivos acervos museológicos do país, que forma o Museu de Gemas do Pará. O evento é alusivo ao Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de Maio.

Na abertura da Semana, na próxima segunda-feira (16), será realizado, de 09 às 11h30, um ciclo de palestras técnicas, destinado a estudiosos de áreas afins e demais interessados. Após as palestras, os participantes farão visita monitorada ao Museu de Gemas, para conhecer um acervo formado por mais de 4 mil peças, que inclui cerâmicas milenares, gemas minerais do Pará e de outras regiões da Amazônia e joias criadas e produzidas por profissionais do Polo Joalheiro.

O ciclo de palestras, que abordará as temáticas “Minerais” e “Minerais e Herança Cultural”, será aberto pelo professor Marcondes Lima da Costa, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Em seguida, Rosa Helena Neves, diretora executiva do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), falará aos participantes, ressaltando a importância do evento para a valorização e divulgação dos acervos preservados nos museus do Pará.

Marcondes Lima da Costa fará a primeira palestra sobre “Os Minerais e o Cotidiano”. A diretora do Museu de Gemas do Pará, Anna Cristina Meirelles, abordará o tema “Muiraquitãs: Procedência e técnicas de produção”, assunto de sua tese de Doutorado. Estudos sobre cerâmica pré-histórica e a perda dos azulejos utilizados na arquitetura em Belém também figuram no ciclo de palestras.

Geociências - A Semana Nacional dos Museus prossegue no Museu de Geociências da UFPA, de 17 a 20 de maio. No dia 17 será oferecido o serviço de identificação de gemas minerais nos Laboratórios de Gemologia e Raio X, das 09 às 12h, e das 14 às 17h. Os interessados devem enviar previamente o material a ser analisado ao Laboratório de Gemologia, para cadastro e preparação.

Nos dias 18 e 19 haverá oficinas de “Introdução à identificação de minerais” e de “Introdução à identificação de gemas coradas”, e no dia 20, encerrando a programação da Semana, serão realizadas visitas monitoradas ao Museu de Geociências, que devem ser marcadas com antecedência, pelo telefone (91) 3201-7428, ou pelos e-mails: suyanneflavia@hotmail.com e gisageo15@yahoo.com.br.

As inscrições para o ciclo de palestras e para a visita monitorada podem ser feitas até 13 de maio (sexta-feira). Todas as atividades da programação são gratuitas. A 9ª Semana Nacional de Museus no Pará é uma realização do Ibram, do Grupo de Mineralogia e Geoquímica Aplicada da UFPA (GMGA) e Espaço São José Liberto/Governo do Estado, com apoio do Programa de Pós-graduação em Geologia e Geoquímica (PPGG).

PROGRAMAÇÃO DO CICLO DE PALESTRAS NO SÃO JOSÉ LIBERTO
09h10 – Os Minerais no Cotidiano – Marcondes Lima da Costa
09h30 – A Opala – Gisele Marques, Marcondes Lima da Costa e Érico Gomes
09h50 – Muiraquitãs: Procedência e técnicas de produção – Anna Cristina Meirelles e Marcondes Lima da Costa
10h30 – Cerâmica: dos minerais aos novos materiais na pré-história – Marcondes Lima da Costa, Dirse Kern (do Museu Paraense Emílio Goeldi), Suyanne Rodrigues, Jucilene Costa, Glayce Silva, Uibirá Silva e Mônica Silva.
10h50 – Caçando fósseis por aí – José Fernando Pina Assis
11h10 – Perda do patrimônio azulejar de Belém: Culpa do clima amazônico? – Thais Sanjad, Marcondes Lima da Costa e Mário Mendonça, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso