Cerâmica artística e fotografia italianas estão expostas no São José Liberto

Técnicas seculares de confecção de cerâmica artística poderão ser vistas pelo público paraense a partir desta sexta-feira (15), no Espaço São José Liberto, com a Mostra “Firenze in Amazzonia” – Arte, Paixão e Tradição, que reúne peças da Escola de Ceramica de Montelupo Fiorentino e trabalhos do fotógrafo italiano Luciano Ristorini. A mostra abrirá às 18h30, na Casa do Artesão, com entrada franca, e poderá ser visitada até 24 de abril, de terça a sábado, de 09 às 19h, e domingos e feriados, de 10 às 19h.

Realizada por Nhandeara – Il Potere Artistico Dell’Amazzonia, Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) e Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect), a mostra traz a Belém o artesanato toscano, produzido na cidade italiana de Florença, que reproduz técnicas já praticadas no período de 1.400 a 1.500 d.C.

Com 30 anos de experiência na formação técnica e no aperfeiçoamento de profissionais de cerâmica artística, a Escola de Cerâmica Montelupo Fiorentino é uma das mais tradicionais da Itália. Ocupa uma área de 2 mil metros quadrados, com laboratório e uma infraestrutura capaz de abrigar até 15 toneladas de matéria prima e permitir o trabalho de mais de 20 artesãos, simultaneamente.

A Escola, que visa garantir a perpetuação da cerâmica italiana e atender a demanda por profissionais de arte, integra a Agência de Desenvolvimento Empólio Val d’Elsa.

“A mostra é uma excelente oportunidade para promovermos um intercâmbio entre artesãos toscanos e paraenses, o que certamente enriquecerá o conhecimento dos profissionais do ramo, e também das pessoas que admiram a bela e exclusiva arte artesanal”, ressalta Rosa Helena Neves, diretora executiva do Igama.




Fotografias – Ao lado das peças em cerâmica, a mostra “Firenze in Amazzonia” terá o trabalho do fotógrafo profissional Luciano Ristorini, considerado um “apaixonado pela imagem fotográfica sob o domínio do preto e branco”. Ao longo da carreira, Ristorini estudou técnicas de captação e revelação de imagens. Hoje, é professor de Arte no Instituto de Belas Artes de Florença e responsável pelo Gabinete da Biblioteca Central de Fotos de Florença (BNCF), cuja atribuição é restaurar e conservar o material em papel.

Segundo Márcia Vieira, responsável pela Nhandeara – Il Potere Artistico Dell’Amazzonia, uma das realizadoras da exposição, “com o advento da imagem digital, Luciano Ristorini abre uma nova oportunidade de poder modificar seus negativos, e reinterpretá-los através de uma manipulação de imagem sofisticada. Seu trabalho apresentado nesta mostra retrata muito bem o seu fascínio pela fotografia e a ousadia de reinventá-la sob uma ótica moderna e revolucionária”.

A mostra tem o apoio da Scuola di Ceramica Montelupo Fiorentino, Comune di Firenze, Museu Paraense Emílio Goeldi, Panta Rei, Sepub e Hilton Belém.

Serviço: Exposição: “Firenze in Amazzonia” – Arte, Paixão e Tradição. Abertura: 15 de abril, às 18h30, no Espaço São José Liberto/ Casa do Artesão (Praça Amazonas, s/n, bairro Jurunas). Período de visitação: 16 a 24 de abril de 2011, de terça a sábado, de 09 às 19h, e domingos e feriados, de 10 às 19h.

Realização: Nhandeara – Il Potere Artistico Dell’Amazzonia, Igama e Governo do Pará/Sedect.

Apoio: Scuola di Ceramica Montelupo Fiorentino, Comune di Firenze, Museu Paraense Emílio Goeldi, Panta Rei, Sepub e Hilton Belém



Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso