Artesanato e joias do Pará participam do Brite 2011 no Rio de Janeiro

A riqueza e a diversidade do artesanato e das joias do Pará estão expostas, a partir desta sexta-feira (15), no Rio de Janeiro, onde acontece o Brazil Internacional Tourism Exchange – Brite 2011, uma grande mostra das inúmeras manifestações da cultura brasileira, que será visitada até domingo (17), nos armazéns 2, 3 e 4 do cais do porto. O Polo Joalheiro do Pará foi convidado a participar do Brite 2011, realizado pela empresa Escala Eventos.

No espaço dedicado à Região Norte – que reúne além do Pará os Estados do Amazonas, Tocantins e Amapá -, o Espaço São José Liberto apresentará o artesanato tradicional e contemporâneo feito no Pará, e joias das coleções “Anima Mundi” e o “Luxo da Cultura e da Natureza Amazônica”, lançadas na última feira de joias Pará Expojoia – Amazônia Design, em dezembro de 2010.

Estão no estande os conjuntos da “Anima Mundi” - “Sucuri”, de L& B Joias; “Simetria”, de Ivan Silva, e “Poesia”, de Sila Brasila -, e da coleção “O Luxo da Cultura e da Natureza Amazônia” os conjuntos “Orquídea Silvestre”, de Clara Amorim”; “Pindorama – Palmas Verdes”, de Circe Silva; “Boiúna”, de Ivete Negrão; anel “Preguiça”, de Francileudo Furtado; “Simetria II”, de Ivan Silva; “Revoada Paraense”, de Bárbara Müller; “Chuva”, de Antonio Tavares, e três peças de designers e ourives de Parauapebas – “Ninho Real”, “Beleza da Amazônia” e “Pequeno Encanto”.

Além das peças das coleções, feitas em ouro, prata e gemas minerais e orgânicas, serão apresentados ao público do evento outros exemplares da joalheria artesanal criada e confeccionada no âmbito do Polo Joalheiro do Pará, como as joias com incrustação de matéria prima vegetal, com lentes de óculos, sementes e crochê de prata.

Artesanato – O público que for ao Brite 2011 terá a oportunidade de conhecer desde a cerâmica tradicional, como réplicas de objetos das culturas marajoara, tapajônica e konduri, até exemplares do artesanato com traços e materiais inovadores, como as folhas de caucho, em forma de tajás amazônicos, usadas para colocar embaixo de vasilhas quentes e produzidas por artesãos de São Francisco do Pará (município do nordeste paraense); brinquedos, como o tradicional soca-soca, e objetos decorativos de miriti; bolsas feitas em fibra regional, como o tururi; adornos com sementes; colar de fibra, prata e escama de pirarucu; cuias com grafismos marajoara; peças de miriti com balata, e artefatos de madeira.

Além dos estandes instalados no espaço de exposições, que funciona das 14 às 22h, as peças do Pará participarão do espaço de comercialização do evento. Serão expostas ainda joias da empresa Amorimendes, vinculada ao Polo Joalheiro, e feita a divulgação do Espaço São José Liberto como atração turística, um trabalho desenvolvido em parceria com a Companhia Paraense de Turismo (Paratur).

A divulgação será baseada na apresentação de folders e catálogos das últimas coleções de joias criadas e produzidas por profissionais do Polo Joalheiro e comercializadas no Espaço São José Liberto.

A 8ª edição Brazil Internacional Tourism Exchange tem a parceria da Federação do Comércio do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) e a KMB Eventos. A expectativa é atingir cerca de 25 países de todos os continentes, considerados mercados potenciais, como Estados Unidos, Canadá, Argentina, Chile, México, Peru, Inglaterra, Itália, França, Espanha, Portugal, Alemanha, Rússia, Polônia, China, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Índia e África do Sul.

Ascom/Igama (com informações da Ascom/Paratur)




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso