“Charme Cabloco” festeja Páscoa em ritmo amazônico no São José Liberto

A Páscoa no Espaço São José Liberto será comemorada com o doce e contagiante ritmo das músicas e danças apresentadas pelo Grupo de Expressões Folclóricas Charme Caboclo. A partir das 18h de domingo (24), dançarinos e músicos que compõem o grupo estarão no Coliseu das Artes, mostrando toda a beleza das coreografias inspiradas em lendas e outras manifestações culturais da Amazônia.

A apresentação, que integra o projeto Ritmos do Pará, criado e desenvolvido pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) com o objetivo de oferecer espaço para divulgação do trabalho de grupos folclóricos paraenses, tem entrada franca.

Criado em 1998, por 14 jovens frequentadores da Capela do Sagrado Coração de Jesus, no bairro da Pratinha, em Belém, para se apresentar na festa do santo padroeiro da comunidade, o grupo começou trabalhando apenas com as danças siriá e chula marajoara.

A receptividade do público às danças apresentadas rendeu convites aos iniciantes, que passaram a ser conhecidos como “grupo da capela”. Na festividade do ano seguinte, ganhou o nome de “Charme Caboclo”. No entanto, problemas provocados pela falta de apoio acabaram levando à saída de vários integrantes.

O trabalho renasceu na Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com o grupo adotando o nome de Igapê. Em 2002 voltou a se chamar “Charme Caboclo” e retomou as apresentações no bairro da Pratinha.

Atualmente, o grupo é formado por 27 integrantes, entre músicos, dançarinos e equipe técnica. Os músicos se apresentam com curimbós (tambores típicos do ritmo carimbó), flauta doce, violão, berimbau e instrumentos de percussão. No repertório de danças, as já tradicionais siriá, carimbó, lundu, marambiré, chula marajoara, xote e desfeiteria, e ainda ciranda do norte, pretinha da Angola, maculelê e batuque amazônico. Algumas coreografias são inspiradas em várias lendas da região, como a do açaí, tamba-tajá, boto e vitória-régia.

Serviço: Apresentação do Grupo de Expressões Folclóricas Charme Caboclo. Domingo (24), às 18h, no Coliseu das Artes, no Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, bairro Jurunas). Entrada franca.

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso