Sustentabilidade e gestão florestal serão debatidos na Semana do Artesão

A programação da Semana do Artesão 2011, realizada no Espaço São José Liberto, prossegue nesta sexta-feira (18), com a mesa redonda sobre os temas “Sustentabilidade da Matéria Prima no Artesanato Regional: Desafios e Novas Possibilidades”, “A Gestão Florestal e os Benefícios para a Sustentabilidade da Matéria Prima Florestal”, “Argila – Matéria Prima do Artesanato Cerâmico” e “Aspectos Legais da Utilização da Matéria Prima usada no Artesanato Regional”. A mesa redonda acontecerá das 16 às 18h30, no mezanino da Casa do Artesão.

A primeira palestra, sobre Sustentabilidade da Matéria Prima, começará às 15h, com o engenheiro florestal Márcio da Silva Cruz Freitas Nagaishi, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). A segunda palestra, sobre Gestão Florestal, será ministrada pelo engenheiro florestal Daniel Francês, do Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará (Ideflor).

Após o intervalo, a partir de 17h, Marcelo Gil, designer e artesão vinculado à Associação dos Artesãos e Expositores do Pará-Amazônia (Artepam), falará sobre Matéria Prima do Artesanato Cerâmico, e Walber Teixeira, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), abordará os Aspectos Legais da utilização da Matéria Prima.

A programação da Semana do Artesão 2011 prossegue neste sábado (19), às 10h, no Coliseu das Artes, com a celebração da missa em homenagem ao Dia de São José, padroeiro dos artesãos. À tarde, das 17 às 19h, haverá oficina de demonstração do fazer artesanal, com os artesãos Isaías Lopes, com trabalho em madeira; Oscarino Braga, Paulo Baía e Darlindo Oliveira (balata); Josué Meireles (madeira e priprioca) e José Sérgio (grafismo em cuias).

No domingo (20), a partir de 19h, a Semana será encerrada com a apresentação do Grupo de Expressões Culturais Trilhas da Amazônia.

Permanecerá aberta à visitação, até 4 de abril, a exposição “Manualidade – adornos artesanais”, das artesãs e designers Lídia Abrahim e Ana Maria Oliveira. A mostra pode ser visitada de terça a sábado, das 09 às 19h, e domingo, das 10 às 19h.

A Semana do Artesão é realizada pelo Governo do Pará, via Sedect e Seter, Igama e Sebrae-PA, com apoio da Emater, Ideflor e Sema.


Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso