O compromisso do governo do Pará com o setor de artesanato foi reafirmado pelo secretário de Estado de Trabalho, Emprego e Renda, José Alfredo Hage Júnior, na noite de quinta-feira (17), na solenidade de abertura da Semana do Artesão 2011, no Espaço São José Liberto. Segundo o secretário, uma das primeiras ações do governo nesse sentido é a reativação do Cesart, entidade que congregava membros de órgãos governamentais e de entidades representativas dos artesãos.
O titular da Seter, que representou o governador Simão Jatene no evento, garantiu que a Secretaria quer discutir as ações destinadas ao setor com os profissionais de artesanato de todo o Estado e instituições parceiras, como o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) e a Companhia Paraense de Turismo (Paratur). O objetivo, ressaltou José Alfredo Hage Júnior, é incrementar as atividades de capacitação e a comercialização do artesanato paraense.
Para a diretora executiva do Igama, Rosa Helena Neves, a comemoração pelo Dia do Artesão (19 de Março) é um momento para refletir sobre o papel da produção artesanal no turismo e na economia, e ainda sobre a sustentabilidade da matéria prima utilizada na confecção das mais variadas tipologias de artesanato. “A responsabilidade de debater e encontrar novos caminhos para o futuro do artesanato paraense é de todos os setores envolvidos no setor”, destacou Rosa Neves.
Uma parceria que, conforme a diretora do Igama, já está sendo construída a partir desta edição da Semana do Artesão, da qual participam órgãos como a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e o Instituto de Desenvolvimento Florestal (Ideflor).
Representando os artesãos, o ceramista Rosemiro Pereira destacou o compromisso da categoria com a sustentabilidade do artesanato regional. Segundo ele, agora é preciso que cada segmento – governo e sociedade em geral – possa desempenhar seu papel e assegurar a ampliação do trabalho artesanal, sem descuidar da preservação do meio ambiente.
Após os pronunciamento foi aberta, como parte da programação da Semana do Artesão 2011, a exposição “Manualidade – adornos artesanais”, com 37 peças criadas e confeccionadas pelas designers e artesãs Lídia Abrahim e Ana Maria Oliveira. A mostra ficará aberta à visitação até 4 de abril, nos horários de funcionamento do Espaço São José Liberto: de terça a sábado, das 09 às 19h, e aos domingos, de 10 às 19h.
Também participaram da solenidade Magáli Moraes Coelho, representando a Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect), a secretária adjunta da Seter, Mônica Coutinho, e artesãos vinculados ao Espaço São José Liberto.
A Semana do Artesão é uma realização do Governo do Estado, por meio das Secretarias de Trabalho, Emprego e Renda (Seter) e Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect), Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA), com apoio da Secretaria sde Estado de Meio Ambiente (Sema), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará (Ideflor).
Ascom/Igama
Fotos: EuniceE Pinto/AG. PARÁ
Postar um comentário