Missa comemora dia dedicado ao padroeiro dos artesãos



Uma missa celebrada no Coliseu das Artes/Espaço ao José Liberto, na manhã deste sábado (19), marcou a comemoração pelo Dia de São José, padroeiro dos artesãos. A celebração religiosa, que integra a agenda mensal de eventos da instituição, neste mês aconteceu em uma das datas mais importantes para o Espaço São José Liberto – instalado no prédio construído pelos frades capuchinhos e que recebeu o nome de Convento de São José, em 1749.

Com a participação de artesãos, de membros da diretora do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) e da comunidade católica da Paróquia da Conceição, a missa foi iniciada com a condução da imagem de São José, em um andor ornamentado com lírios, até o altar. A celebração ficou a cargo do padre Zezinho, da Paróquia da Conceição.

Data - O Dia do Artesão foi instituído pela Lei Estadual nº 7.126, de 30 de abril de 1991, para homenagear artistas que, há milênios, transformam argila, madeira, miriti, balata, cuia, pedras, fibras, cascas, sementes, couro e tantos outros materiais em peças de arte, que acompanham a história das mais diversas civilizações como objetos utilitários e decorativos.

Desde sua inauguração, o Espaço São José Liberto, que abriga o Museu de Gemas, o Polo Joalheiro e a Casa do Artesão, promove uma programação especial no mês de março para homenagear esses profissionais. Como acontece todos os anos, a Semana do Artesão é realizada pelo governo do Estado, pela Organização Social que gerencia o São José Liberto e o Sebrae-PA.

Este ano, a participação do Estado está a cargo das Secretarias de Trabalho, Emprego e Renda (Seter) e de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect), com apoio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Instituto de Desenvolvimento Florestal (Ideflor).

A programação será encerrada no domingo (20), às 18h, com a apresentação do Grupo de Expressões Culturais Trilhas da Amazônia. A entrada é franca.

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso