Exposição de adornos homenageia a arte do artesanato

O "fazer manual livre", que confere ao trabalho artesanal características únicas, é a forma utilizada pelas designers e artesãs Lídia Abrahim e Ana Maria Oliveira nas peças que compõem a exposição “Manualidade – adornos artesanais”, aberta ao público nesta quinta-feira (17), às 19h, na Casa do Artesão/Espaço São José Liberto. A mostra, que poderá ser visitada até 4 de abril, traz adornos contemporâneos e conceituais, criados com base na cultura amazônica.

Sementes, cascas e fibras se juntam a metais e gemas minerais em adornos que, segundo as duas artesãs, “ganham o status de peça de arte”, pois trazem conceitos e técnicas do design. Elas confeccionaram apenas cinco unidades de cada criação.

Para Lídia e Ana Maria, o trabalho do artesão se assemelha ao esforço dos pássaros, que constroem seus ninhos graveto por graveto. Como os pássaros, dizem elas, “o artesão tem o saber para realizar sua arte com criatividade e dedicação, utilizando as mãos como ferramenta principal”.

Lídia e Ana Maria também querem reforçar “que o artesão manipula a natureza dos materiais para gerar sua arte de maneira única, como um ninho”.

Experiência – A exposição “Manualidade – adornos artesanais”, que integra a programação da Semana do Artesão 2011, resulta do trabalho realizado nos últimos anos por Lídia Abrahim e Ana Maria Oliveira, nas áreas de artesanato e joalheria. Ambas vinculadas ao Polo Joalheiro do Pará, há anos elas desenvolvem, sob as marcas Yêmara Acessórios e Hanna Mariah, peças que se destacam pela inovação no design e na utilização de materiais considerados descartáveis, como lentes de óculos.

Na última Pará Expojoia – Amazônia Design, a feira de joias realizada no Espaço São José Liberto no mês de dezembro, elas lançaram peças confeccionadas com o aproveitamento de lentes e com a técnica de crochê com fios de metal .

Atualmente, Lídia Abrahim vive um dos momentos mais importantes de sua carreira. Ela tem trabalhos concorrendo a dois importantes concursos de design de joias, de âmbito internacional – o IDEAL/Brasil, edição nacional do maior concurso de design dos Estados Unidos, e o Prêmio ICA de Design de Joias com Pedras Coradas, que integra a programação do 14 International Colored Gemstone Association, realizado pela primeira vez no Brasil, de 30 de abril a 4 de maio de 2011, no Rio de Janeiro.

Serviço: Exposição “Manualidade – adornos artesanais”, de Lídia Abrahim e Ana Maria Oliveira. De 17 de março a 4 de abril de 2011, na Casa do Artesão/ Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, bairro Jurunas). Horário de visitação: de terça a sábado (09 às 19h) e aos domingos (10 às 19h). Entrada franca. Realização: Yêmara Acessórios e Hanna Mariah. Patrocínio: Igama e Governo do Pará/Sedect.

Ascom/Igama
Fotos: TAMARA SARÉ / AGÊNCIA PARÁ




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso