Resíduos de madeiras brilham em joias, acessórios e esculturas no São José Liberto

A imensa variedade de recursos florestais existente na Amazônia acaba de ganhar mais um importante nicho de mercado. Joias, acessórios e esculturas em madeira formam a exposição “Floresta Viva”, que pode ser visitada até 16 de janeiro de 2011 no Espaço São José Liberto/Polo Joalheiro do Pará, numa promoção do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect), e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA).



A exposição mostra ao público novos objetos confeccionados com resíduos de madeira certificada, nas áreas de joalheria, moda e decoração de ambientes, e pretende difundir a variedade de espécies florestais existente no Pará. “Estamos entregando aos visitantes pequenos cubos de vários tipos de madeira, pois essa é uma ação prática de educação ambiental. Também queremos mostrar a importância de se trabalhar com esses resíduos de produtos florestais”, informou Rosa Helena Neves, diretora executiva do Igama.

A exposição “Floresta Viva” é formada por 20 joias, 18 bolsas e 16 esculturas, estas assinadas pelo artista plástico José Virgílio de Moura, cujo trabalho artesanal com resíduos de madeira é reconhecido dentro e fora do Brasil.



Workshop - O processo de criação das joias foi desenvolvido em um workshop ministrado no Polo Joalheiro, em 2009, pela designer Karina Achôa. Além das peças criadas durante o workshop, a exposição apresenta joias produzidas com madeira para outras coleções do Polo Joalheiro, como a lançada no início de dezembro na VII Pará Expojoia – Amazônia Design – “O Luxo da Cultura e da Natureza Amazônica”.

São joias que acompanham uma das fortes tendências dos mercados de moda e joalheiro para 2011, voltada à preocupação com a preservação da natureza, a partir do aproveitamento sustentável da imensa variedade de produtos naturais, existente principalmente na Amazônia.

A mostra “Floresta Viva” tem trabalhos dos profissionais joalheiros Ivete Negrão, Erivaldo Júnior, José Lucas, Circe Silva, Lídia Abrahim, Helena Bezerra, Ivam Silva e Rosa Leal, esta também responsável pela coleção de bolsas.

Conscientização - As esculturas resultam do trabalho desenvolvido por Virgílio Moura cujo objetivo principal é “chamar a atenção para a devastação das florestas na região”. Com pequenos pedaços de madeira, o artesão dá forma a utensílios de objetos de decoração, estantes e mesas.

Trabalho que Virgílio começou em um pequeno laboratório, instalado com apoio da Cooperação Italiana, e que acabou se transformando em um centro de aprendizagem, atraindo jovens que trabalhavam em carvoarias na região de entorno do município de Tucuruí (sudeste do Pará), que descobriram no aproveitamento dos resíduos uma nova fonte de trabalho de renda.

Além de expor seu trabalho no São José Liberto, Virgílio Moura também ministrou a palestra “Floresta Viva”, no auditório da instituição, na última terça-feira (21).

Junto com a exposição de joias, acessórios e esculturas, quem for ao São José Liberto terá mais uma oportunidade de ver as peças das coleções “O Luxo da Cultura e da Natureza Amazônica” e “Anima Mundi”, ambas lançadas na última Pará Expojoia, realizada de 8 a 12 de dezembro.

As duas coleções totalizam 146 joias, que retratam a beleza de elementos da cultura regional, como as mangueiras e os azulejos dos casarões coloniais, e o olhar diferenciado dos designers sobre a serpente, um símbolo universal de astúcia, beleza, magia e temor.

Serviço: Exposição Floresta Viva” – joias, acessórios e esculturas em madeira, e exposições “O Luxo da Cultura e da Natureza Amazônica” e “Anima Mundi”. Até 16 de janeiro de 2001, no Espaço São José Liberto. Visitação: de terça a sábado, de 09 às 19h, e aos domingos, de 10 às 19h. Entrada franca.

Ascom/Igama

FOTOS: LED BRITO

LEGENDAS:

RAINHA DE BELÉM
ANEL EM PRATA E LÂMINA DE MADEIRA IMBUIA
EMPRESA: HS Criações
DESIGN: Helena Bezerra
OURIVESARIA: Hemerson Bezerra

RECANTO
- COLAR EM FIBRA DE CURAUÁ, PINGENTE EM PRATA E MADEIRA ACAPU E PAU AMARELO
- ANEL EM PRATA E MADEIRA PAU AMARELO
EMPRESA: L & B Joias
DESIGN: Ivete Negrão
OURIVESARIA: L & B Joias

CASCA DE JABOTI
MADEIRAS CEDRO, PAU AMARELO, CORAÇÃO DE NEGRO E IPÊ
PRODUÇÃO:  VIRGÍLIO MOURA




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso