Timbres encerra programação de 2010 com o samba do grupo A-corda Bamba!

Com a proposta de divulgar o samba e outros ritmos musicais que contribuem para o enriquecimento da música brasileira, o grupo A-corda Bamba! se apresenta nesta terça-feira (28), às 18h, na Capela do São José Liberto, com entrada franca, encerrando a programação de 2010 do Timbres, o programa de música instrumental transmitido pela Rádio Cultura FM.

Formado por Armando Mendonça, na viola; Cristiane Salgado, coro e ganzá; Diego Silva, percussão (pandeiro e repique de anel); Ewerton Barros, violão de 6 cordas; Léo Lima, percussão (surdo e conga); Moahra Fagundes, voz e ganzá, e Thomaz Silva, voz e cavaco, o grupo contará com as participações de Albert Cordeiro, no violão de 7 cordas, e Felipe Pereira, no sax.

O trabalho do grupo busca a união do samba em suas diversas formas de expressão –samba de cacete, de roda e partido alto, por exemplo – com ritmos característicos da cultura musical brasileira, como carimbó, jongo e afrorreligiosos. Segundo os integrantes, o “movimento do grupo A-corda Bamba! se maravilha com a diversidade musical brasileira e busca, por meio da pesquisa, conhecer as origens, as raízes do samba. A pesquisa se dá tanto por meio da audição compartilhada das obras dos mestres, como por meio da leitura das fontes bibliográficas dos mestres acadêmicos e das enriquecedoras conversas com os amigos”.

Raízes - A escolha pelo samba como base do trabalho desenvolvido pelo grupo se deve ao desejo de “cantar as raízes brasileiras, para que não se perca no tempo a ancestral força negra”. O grupo divulga obras de mestres como João da Baiana, Donga, Pixinguinha, Heitor dos Prazeres, Clementina de Jesus, Cartola, Nelson Cavaquinho, Candeia, Zé Keti, Noel Rosa, Wilson Batista, Adoniran Barbosa, Paulinho da Viola, Monsueto, Mestre Verequete, Mestre Lucindo, Mestre Curica, entre outros igualmente importantes para a música local e nacional.

Para o Timbres, o grupo reserva um repertório com 21 músicas, entre as quais “Nada de Rock Rock”, de Heitor dos Prazeres; “Mundo de Zinco”, Wilson Batista”; “Dia de Graça”, Candeia; “Barracão”, Oldemar Magalhães e Luiz Antônio; “Coisa da antiga”, Wilson Moreira e Nei Lopes; “Embala eu”, de domínio público; “Cai, cai bananeira”, canto das lavadeiras do Vale do Jequitinhonha; “Juízo Final”, Nelson Cavaquinho; “Yaô”, João da Baiana e Pixinguinha; “Aruanda”, Mestre Verequete, e “Uirapuru”, de Waldemar Henrique.

Serviço: Apresentação do grupo A-corda Bamba! no programa Timbres. Terça-feira (28), às 18h, na Capela do São José Liberto. Apresentação: Osvaldo Bellarmino Jr. Entrada franca.

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso