A partir de 1º de janeiro de 2011, todas as joalherias do Brasil terão um novo instrumento para conquistas e seduzir clientes: a tabela comemorativa de bodas, com a indicação de gemas minerais (pedras preciosas) para celebrar de um a 70 anos de casamento. Oficializada pelo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), a nova tabela foi lançada no Pará na tarde do último sábado (11), pelo consultor Fernando Cortés, que ministrou a palestra “Como usar o Marketing Sensorial para vender mais joia e fidelizar o cliente”, na programação da VII Pará Expojoia – Amazônia Design, a feira de joias realizada no Espaço São José Liberto, de 8 a 12 de dezembro.
A tabela é uma iniciativa da Joalheria Ewiglich, sediada em Petrópolis (RJ), que revisou a antiga tabela de gemas e metais comemorativos de bodas, num trabalho coordenado pela designer Krica Braun, e que foi adequado pelo Departamento de Gemologia do IBGM. Agora, ao invés de “bodas de papel” para celebrar o primeiro ano de núpcias, o casal vai comemorar as “bodas de ametista”, um gema muito valorizada no mercado e encontrada em várias regiões do Brasil, incluindo o sudeste do Pará. É uma das gemas mais bonitas e populares do país.
Tendo na plateia designers, ourives, lapidários, produtores de joias e estudantes de Design, Fernando Cortés enfatizou que o marketing é sinônimo de mercado, já que o produto precisa se comunicar com o cliente, para que este fique satisfeito com a compra, assim como o vendedor com o negócio realizado.
Momento único - O marketing sensorial, explicou Cortés, privilegia os cinco sentidos, pois o desejo de adquirir um produto é despertado, inicialmente, pela visão. A partir daí, os outros sentidos entram em ação, valorizando aquele momento único. A joia, ressaltou, marca momentos importantes na vida do homem, como o nascimento de um filho, a chegada aos 15 anos, a formatura e o casamento.
Desde os tempos remotos da civilização, a joia simboliza períodos da história, identifica povos distintos, passa de geração para geração. “Vender uma joia não é apenas vender um produto. Na verdade, vendemos emoção e sentimento, eternidade, auto estima, simbologia, nobreza e exclusividade”, frisou o consultor.
A nova tabela comemorativa de bodas, afirmou Fernando Cortés, representa “uma grande revolução na joalheria, principalmente porque o público feminino valoriza muito a celebração de datas. É uma nova tradição escrita pelo ramo joalheiro a partir de janeiro de 2011”. A tabela também contribuirá para a difusão do imenso tesouro gemológico brasileiro, no qual figuram desde o diamante até o topázio imperial, a única gema encontrada apenas no Brasil até os dias atuais.
Uma das vantagens da tabela com as gemas, disse ele, é que podem ser trabalhadas em ouro e prata, e utilizadas também pelas empresas. “Já fizemos uma linha de joias em rubi para comemorar os 40 anos de uma empresa”, informou.
Na tabela figuram gemas com ocorrência comprovada no Pará, como citrino (considerada a pedra da sorte, comemorativa dos 7 anos de casamento), a granada (almandina), a malaquita, e vários tipos de quartzo, além das gemas conhecidas e valorizadas em todo o planeta, como rubi, pérola, esmeralda e safira, além dos metais nobres – ouro, prata e platina.
Vitrine portátil - Junto com a tabela, Cortés mostrou também outro instrumento inovador do mercado joalheiro: um estojo de joias iluminado com LED, criado pela empresa Baldi, de Juiz de Fora (MG). Integrante da linha Lume, o estojo é uma vitrine portátil, desenvolvido “para marcar momentos muito especiais”, segundo o consultor. Há exemplares para todos os tipos de joias, de anéis a colares.
O palestrante também aproveitou para entregar aos presentes uma tabela com os 24 tipos mais comuns de lapidações de gemas, como briolé, cabochão, navete e brilhante.
Integrante da empresa Attempore Consultoria Joalheira, Fernando Cortés é consultor do IBGM e já realizou vários trabalhos no Polo Joalheiro do Pará, como palestras, seminários e workshops sobre marketing e vitrinismo.
1 – AMETISTA 2 – TOPÁZIO AZUL 3 – GREEN GOLD – quartzo verde (cor induzida) 4 – CRISTAL DE ROCHA – quartzo incolor 5 – TOPÁZIO IMPERIAL 6 – PERIDOTO 7 – CITRINO 8 – RUBELITA – turmalina vermelha 9 – PEDRA DA LUA 10 – ESMERALDA 11 – ALMANDINA – granada 12 – OPALA 13 – ÁGATA – calcedônia 14 – QUARTZO ROSA 15 – ÁGUA MARINHA 16 – PÉROLA DE ÁGUA DOCE 17 – VERDELITA – turmalina verde 18 – QUARTZO RUTILADO 19 – KUNZITA – espodumênio lilás 20 – DIAMANTE COLORIDO 21 – INDICOLITA – turmalina azul 22 – TURMALINA BICOLOR 23 – ANDALUZITA 24 – MADREPÉROLA 25 – PRATA 26 – TURQUESA 27 – CRISOPRÁSIO – calcedônia 28 – HEMATITA 29 – PRASIOLITA – quartzo verde 30 – PÉROLA 31 – HIDDENITA – espodumênio verde 32 – RODOLITA – granada 33 – QUARTZO FUMÊ 34 – ESPODUMÊNIO 35 – SAFIRA | 36 – CALCEDÔNIA 37 – HELIODORO 38 – OLHO DE TIGRE 39 – SODALITA 40 – RUBI 41 – LABRADORITA 42 – ESPESSARTITA – granada 43 – IOLITA 44 – PÉROLA SOUTH SEA 45 – TURMALINA PARAÍBA 46 – TANZANITA 47 – DIAMANTE NEGRO 48 – OLHO DE GATO 49 – GOSHENITA – berilo incolor 50 – OURO 51 – CRISOBERILO 52 – ALEXANDRITA 53 – MORGANITA – berilo rosa 54 – OPALA DE FOGO 55 – JADEÍTA 56 – DENDRITA – quartzo 57 – BRASILIANITA 58 - LÁPIS LAZULI 59 – MALAQUITA 60 – DIAMANTE 61 – AMAZONITA 62 – ÂMBAR 63 – NEFRITA 64 – RODOCROSITA 65 – PÉROLA NEGRA 66 – AMETRINO – quartzo bicolor 67 – JASPE 68 – ESPINÉLIO 69 – ABALONE 70 - PLATINA |
Fonte: IBGM
Ascom/Igama
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