Nova tabela comemorativa de bodas é lançada na VII Pará Expojoia



A partir de 1º de janeiro de 2011, todas as joalherias do Brasil terão um novo instrumento para conquistas e seduzir clientes: a tabela comemorativa de bodas, com a indicação de gemas minerais (pedras preciosas) para celebrar de um a 70 anos de casamento. Oficializada pelo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), a nova tabela foi lançada no Pará na tarde do último sábado (11), pelo consultor Fernando Cortés, que ministrou a palestra “Como usar o Marketing Sensorial para vender mais joia e fidelizar o cliente”, na programação da VII Pará Expojoia – Amazônia Design, a feira de joias realizada no Espaço São José Liberto, de 8 a 12 de dezembro.

A tabela é uma iniciativa da Joalheria Ewiglich, sediada em Petrópolis (RJ), que revisou a antiga tabela de gemas e metais comemorativos de bodas, num trabalho coordenado pela designer Krica Braun, e que foi adequado pelo Departamento de Gemologia do IBGM. Agora, ao invés de “bodas de papel” para celebrar o primeiro ano de núpcias, o casal vai comemorar as “bodas de ametista”, um gema muito valorizada no mercado e encontrada em várias regiões do Brasil, incluindo o sudeste do Pará. É uma das gemas mais bonitas e populares do país.

Tendo na plateia designers, ourives, lapidários, produtores de joias e estudantes de Design, Fernando Cortés enfatizou que o marketing é sinônimo de mercado, já que o produto precisa se comunicar com o cliente, para que este fique satisfeito com a compra, assim como o vendedor com o negócio realizado.

Momento único - O marketing sensorial, explicou Cortés, privilegia os cinco sentidos, pois o desejo de adquirir um produto é despertado, inicialmente, pela visão. A partir daí, os outros sentidos entram em ação, valorizando aquele momento único. A joia, ressaltou, marca momentos importantes na vida do homem, como o nascimento de um filho, a chegada aos 15 anos, a formatura e o casamento.

Desde os tempos remotos da civilização, a joia simboliza períodos da história, identifica povos distintos, passa de geração para geração. “Vender uma joia não é apenas vender um produto. Na verdade, vendemos emoção e sentimento, eternidade, auto estima, simbologia, nobreza e exclusividade”, frisou o consultor.

A nova tabela comemorativa de bodas, afirmou Fernando Cortés, representa “uma grande revolução na joalheria, principalmente porque o público feminino valoriza muito a celebração de datas. É uma nova tradição escrita pelo ramo joalheiro a partir de janeiro de 2011”. A tabela também contribuirá para a difusão do imenso tesouro gemológico brasileiro, no qual figuram desde o diamante até o topázio imperial, a única gema encontrada apenas no Brasil até os dias atuais.

Uma das vantagens da tabela com as gemas, disse ele, é que podem ser trabalhadas em ouro e prata, e utilizadas também pelas empresas. “Já fizemos uma linha de joias em rubi para comemorar os 40 anos de uma empresa”, informou.

Na tabela figuram gemas com ocorrência comprovada no Pará, como citrino (considerada a pedra da sorte, comemorativa dos 7 anos de casamento), a granada (almandina), a malaquita, e vários tipos de quartzo, além das gemas conhecidas e valorizadas em todo o planeta, como rubi, pérola, esmeralda e safira, além dos metais nobres – ouro, prata e platina.

Vitrine portátil - Junto com a tabela, Cortés mostrou também outro instrumento inovador do mercado joalheiro: um estojo de joias iluminado com LED, criado pela empresa Baldi, de Juiz de Fora (MG). Integrante da linha Lume, o estojo é uma vitrine portátil, desenvolvido “para marcar momentos muito especiais”, segundo o consultor. Há exemplares para todos os tipos de joias, de anéis a colares.

O palestrante também aproveitou para entregar aos presentes uma tabela com os 24 tipos mais comuns de lapidações de gemas, como briolé, cabochão, navete e brilhante.

Integrante da empresa Attempore Consultoria Joalheira, Fernando Cortés é consultor do IBGM e já realizou vários trabalhos no Polo Joalheiro do Pará, como palestras, seminários e workshops sobre marketing e vitrinismo.




TABELA COMEMORATIVA DE BODAS: BRASIL 2011
1 – AMETISTA
2 – TOPÁZIO AZUL
3 – GREEN GOLD – quartzo verde (cor induzida)
4 – CRISTAL DE ROCHA – quartzo incolor
5 – TOPÁZIO IMPERIAL
6 – PERIDOTO
7 – CITRINO
8 – RUBELITA – turmalina vermelha
9 – PEDRA DA LUA
10 – ESMERALDA
11 – ALMANDINA – granada
12 – OPALA
13 – ÁGATA – calcedônia
14 – QUARTZO ROSA
15 – ÁGUA MARINHA
16 – PÉROLA DE ÁGUA DOCE
17 – VERDELITA – turmalina verde
18 – QUARTZO RUTILADO
19 – KUNZITA – espodumênio lilás
20 – DIAMANTE COLORIDO
21 – INDICOLITA – turmalina azul
22 – TURMALINA BICOLOR
23 – ANDALUZITA
24 – MADREPÉROLA
25 – PRATA
26 – TURQUESA
27 – CRISOPRÁSIO – calcedônia
28 – HEMATITA
29 – PRASIOLITA – quartzo verde
30 – PÉROLA
31 – HIDDENITA – espodumênio verde
32 – RODOLITA – granada
33 – QUARTZO FUMÊ
34 – ESPODUMÊNIO
35 – SAFIRA
36 – CALCEDÔNIA
37 – HELIODORO
38 – OLHO DE TIGRE
39 – SODALITA
 40 – RUBI
41 – LABRADORITA
42 – ESPESSARTITA – granada
43 – IOLITA
44 – PÉROLA SOUTH SEA
45 – TURMALINA PARAÍBA
46 – TANZANITA
47 – DIAMANTE NEGRO
48 – OLHO DE GATO
49 – GOSHENITA – berilo incolor
50 – OURO
51 – CRISOBERILO
52 – ALEXANDRITA
53 – MORGANITA – berilo rosa
54 – OPALA DE FOGO
55 – JADEÍTA
56 – DENDRITA – quartzo
57 – BRASILIANITA
58 - LÁPIS LAZULI
59 – MALAQUITA
60 – DIAMANTE
61 – AMAZONITA
62 – ÂMBAR
63 – NEFRITA
64 – RODOCROSITA
65 – PÉROLA NEGRA
66 – AMETRINO – quartzo bicolor
67 – JASPE
68 – ESPINÉLIO
69 – ABALONE
70 - PLATINA 
Fonte: IBGM




Ascom/Igama





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