Consultora vai propor inclusão das joias do Pará no catálogo de tendências nacional

Regina Machado
Joias do Pará, produzidas por profissionais do Espaço São José Liberto, deverão estar na próxima edição do Preview, o catálogo de tendências do setor joalheiro publicado anualmente pelo Instituto de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Sebrae Nacional e Apex-Brasil. A proposta foi anunciada pela consultora de Estilo do Instituto, Regina Machado, durante o lançamento do Preview Design de Joias e Bijuterias 2011, na noite de sexta-feira (10), no mezanino do São José Liberto, dentro da programação da VII Pará Expojoia – Amazônia Design, a feira de joias realizada no local até este domingo (12).

Segundo Regina Machado, a participação das joias paraenses na publicação que é referência no setor joalheiro nacional será proposta em breve às direções do IBGM e do Sebrae Nacional.

Na palestra de apresentação do Preview 2011 a designers, ourives e produtores de moda, Regina Machado ressaltou que a dinâmica do processo produtivo está sempre incorporando novos desafios e ousadias, mas sem necessariamente trazer “coisas de outro planeta”.

Segundo ela, hoje o consumo, principalmente nas áreas de joia e moda, trabalha com o conceito de “lifting comunicacional”, que revisita produtos, cores e texturas já existentes, como o preto e o jeans – que se renovam a cada ano. “Isso significa colocar o produto em sintonia com a sensibilidade do momento”, frisou.

Sintonia - Partindo do conceito de que “joia é objeto que virou sujeito”, Regina enfatizou que joia é um produto para ser usado sempre, a partir de uma sintonia com as mudanças de pensamento e inovações.

O Brasil, segundo ela, virou no mundo joalheiro marca de produto, rompendo com a tradição de simples exportador de matéria prima para outros centros produtores de joias. Hoje, o país exporta design e 2/3 das gemas coradas usadas em todo o planeta.

E o Polo Joalheiro do Pará, ressaltou a consultora, é contemporâneo ao ter um programa governamental que investe no aproveitamento do grande potencial de gemas existente no Estado. “Esse é um trabalho que precisa ter continuidade. Há alguns anos não havia referência de joia do Pará. Hoje, essa referência existe e, nos eventos dos quais participamos, não há que não conheça a joia paraense”.

Tendências – Sobre as quatro tendências abordadas no Preview, Regina detalhou cada uma delas, indicando como devem servir de inspiração aos criadores de joia e moda.

No Eterno Retorno, há uma volta ao romantismo e à religiosidade, com peças como corações, laços, escapulários e mandalas, e gemas como ametistas.

Em Sonhando Acordado, a fonte de inspiração está nas referências culturais e na aproximação de múltiplos estilos da história da arte, resultando em peças como serpentes, borboletas, anjos, além de temas da literatura infantil.

Naturalmente ... Luxo Simples é uma tendência que valoriza as experiências mais essenciais, tanto na joalheria como em outros segmentos, inclusive a gastronomia. Aqui aparece a reutilização do design, a preocupação com as florestas, acabamentos menos rebuscados, expressando texturas e modos de fazer mais artesanais. São peças que mostram a beleza natural das gemas, flores e materiais da natureza.

Finalmente, Luzes da Cidade – Brilho Casual caracteriza a joia mais arquitetônica, abstrata, com muito ouro rosa, branco e amarelo, e peças que, segundo Regina Machado, concedem a quem usa a aura de rejuvenescimento. São joias que trazem o refinamento e a elegância, o luxo das grandes metrópoles, com brincos longos e articulados, e anéis maiores, feitos com muitos diamantes, ouro e prata.

O lançamento do Preview em Belém é um evento da programação da Pará Expojoia, que encerra o calendário nacional de feiras do setor joalheiro. Além do IBGM e do Sebrae Nacional, a publicação conta com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

A arquiteta Regina Machado é consultora do IBGM, Sebrae e Senac, e curadora da coleção “O Luxo da Cultura e da Natureza Amazônia”, lançada na noite de abertura da VII Pará Expojoia. Após a palestra de lançamento do Preview, ela autografou o catálogo para designers de joias e ourives, e ainda para profissionais de moda.

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso