Regina Machado |
Joias do Pará, produzidas por profissionais do Espaço São José Liberto, deverão estar na próxima edição do Preview, o catálogo de tendências do setor joalheiro publicado anualmente pelo Instituto de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Sebrae Nacional e Apex-Brasil. A proposta foi anunciada pela consultora de Estilo do Instituto, Regina Machado, durante o lançamento do Preview Design de Joias e Bijuterias 2011, na noite de sexta-feira (10), no mezanino do São José Liberto, dentro da programação da VII Pará Expojoia – Amazônia Design, a feira de joias realizada no local até este domingo (12).
Segundo Regina Machado, a participação das joias paraenses na publicação que é referência no setor joalheiro nacional será proposta em breve às direções do IBGM e do Sebrae Nacional.
Na palestra de apresentação do Preview 2011 a designers, ourives e produtores de moda, Regina Machado ressaltou que a dinâmica do processo produtivo está sempre incorporando novos desafios e ousadias, mas sem necessariamente trazer “coisas de outro planeta”.
Segundo ela, hoje o consumo, principalmente nas áreas de joia e moda, trabalha com o conceito de “lifting comunicacional”, que revisita produtos, cores e texturas já existentes, como o preto e o jeans – que se renovam a cada ano. “Isso significa colocar o produto em sintonia com a sensibilidade do momento”, frisou.
Sintonia - Partindo do conceito de que “joia é objeto que virou sujeito”, Regina enfatizou que joia é um produto para ser usado sempre, a partir de uma sintonia com as mudanças de pensamento e inovações.
O Brasil, segundo ela, virou no mundo joalheiro marca de produto, rompendo com a tradição de simples exportador de matéria prima para outros centros produtores de joias. Hoje, o país exporta design e 2/3 das gemas coradas usadas em todo o planeta.
E o Polo Joalheiro do Pará, ressaltou a consultora, é contemporâneo ao ter um programa governamental que investe no aproveitamento do grande potencial de gemas existente no Estado. “Esse é um trabalho que precisa ter continuidade. Há alguns anos não havia referência de joia do Pará. Hoje, essa referência existe e, nos eventos dos quais participamos, não há que não conheça a joia paraense”.
Tendências – Sobre as quatro tendências abordadas no Preview, Regina detalhou cada uma delas, indicando como devem servir de inspiração aos criadores de joia e moda.
No Eterno Retorno, há uma volta ao romantismo e à religiosidade, com peças como corações, laços, escapulários e mandalas, e gemas como ametistas.
Em Sonhando Acordado, a fonte de inspiração está nas referências culturais e na aproximação de múltiplos estilos da história da arte, resultando em peças como serpentes, borboletas, anjos, além de temas da literatura infantil.
Naturalmente ... Luxo Simples é uma tendência que valoriza as experiências mais essenciais, tanto na joalheria como em outros segmentos, inclusive a gastronomia. Aqui aparece a reutilização do design, a preocupação com as florestas, acabamentos menos rebuscados, expressando texturas e modos de fazer mais artesanais. São peças que mostram a beleza natural das gemas, flores e materiais da natureza.
Finalmente, Luzes da Cidade – Brilho Casual caracteriza a joia mais arquitetônica, abstrata, com muito ouro rosa, branco e amarelo, e peças que, segundo Regina Machado, concedem a quem usa a aura de rejuvenescimento. São joias que trazem o refinamento e a elegância, o luxo das grandes metrópoles, com brincos longos e articulados, e anéis maiores, feitos com muitos diamantes, ouro e prata.
O lançamento do Preview em Belém é um evento da programação da Pará Expojoia, que encerra o calendário nacional de feiras do setor joalheiro. Além do IBGM e do Sebrae Nacional, a publicação conta com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
A arquiteta Regina Machado é consultora do IBGM, Sebrae e Senac, e curadora da coleção “O Luxo da Cultura e da Natureza Amazônia”, lançada na noite de abertura da VII Pará Expojoia. Após a palestra de lançamento do Preview, ela autografou o catálogo para designers de joias e ourives, e ainda para profissionais de moda.
Ascom/Igama
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