Violonistas vão do erudito ao popular no programa Timbres



Sem programação na semana passada devido ao feriado prolongado, o “Timbres” volta nesta terça-feira (09), às 18h, na Capela do São José Liberto, mostrando o trabalho dos instrumentistas paraenses Breno Favacho e Tereza Mônica. Ambos desenvolvem um trabalho de música de câmara, a partir de um repertório erudito e popular, e também de voz e violão, com músicas brasileiras e americanas.
Violonista e cantora, Tereza Mônica Cruz, 21 anos, nasceu em Belém e começou a estudar música aos nove anos, no Instituto Estadual Carlos Gomes. Em 2007 concluiu o curso Técnico em Música, com habilitação em Violão Erudito, sob a orientação do professor Idalcy Pamplona (Cizinho). Aos 14 anos, Tereza ingressou no curso de Canto Lírico da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (Emufpa), onde foi aluna de Milton Monte durante quatro anos.
A carreira de instrumentista levou Tereza Mônica a participar de vários festivais de música em Belém e outras cidades do Brasil, entre os quais o Festival de Música de Santa Catarina (Femusc), em 2009 e 2010, o 28º Festival de Música de Londrina (Paraná) e o Festival Internacional de Música de Belém.
O trabalho com Breno Favacho também já rendeu apresentações em recitais de violão em várias cidades e recitais didáticos de música pelo Instituto Estadual Carlos Gomes, UFPA, Emufpa, Universidade do Estado do Pará (Uepa) e Sesc Joinville, em Santa Catarina.
Desde 2008, ela integra o Madrigal Experimental de Repertório, do curso de Bacharelado em Música da Uepa, e em 2009 e 2010 participou do coro da terceira e quarta edições do Festival Internacional de Ópera da Amazônia.
Tereza, que está concluindo o Bacharelado em Música – Violão Erudito, pela Uepa, também cursa Licenciatura Plena em Música pela UFPA.
Parceria - O envolvimento de Breno Favacho com a música começou aos 10 anos, quando se tornou aluno de Teoria Musical com a professora Mavilda Aliverti, e de violão com Orlando Vieira. Um caminho que foi se consolidando em master classes de violonistas, como João Luis Rezende (SP), Turíbio Santos (RJ) e Noel Billingsley (Inglaterra). Em 2006 ingressou no curso de Bacharelado em Música – Violão na Uepa, onde em junho de 2007 foi aprovado para a monitoria da disciplina História da Música.
Breno também já participou de vários eventos, como o Festival Nacional de Violão do Piauí (Fenavipi), em 2008 e 2009, o VIII Festival de Música de Ourinhos (SP) e o V Festival de Música de Santa Catarina (Femusc), em Jaraguá do Sul.
Em Belém, Breno já se apresentou em diversos espaços culturais, com destaque para o Theatro da Paz, Igreja de Santo Alexandre, São José Liberto e Igreja de São João.
Apresentado por Osvaldo Bellarmino Jr., o Timbres é transmitido pela Rádio Cultura e exibido pela TV Cultura do Pará.
Serviço: Apresentação dos violonistas Breno Favacho e Tereza Mônica no programa Timbres. Terça-feira (09), às 18h, na Capela do São José Liberto. Entrada franca.

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso