Kamilla Salgado leva à China joia do Pará

A beleza da mulher paraense vai brilhar no Oriente neste sábado (30), quando Kamilla Salgado disputará o título de Miss Mundo, em Sanya, na China. No mais populoso país do planeta também brilha uma joia do Pará, levada pelas mãos da representante do Estado no concurso.

O colar Grafismo em Tela, de autoria de Marcilene Rodrigues e Leila Salame, profissionais vinculadas ao Polo Joalheiro do Pará, foi doado pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), instituição que gerencia o Polo Joalheiro, para ser entregue por Kamilla a um leilão beneficente na China, como parte da agenda de compromissos sociais das candidatas.
 
Muito mais do que uma joia, o colar é um símbolo da cultura amazônica. Segundo a autora da peça, Marcilene Rodrigues, a joia é exclusiva, e foi criada como forma de “eternizar os grafismos da cultura marajoara em telas de pintura, como se fossem quadros a emoldurar o trabalho da lapidária Leila Salame”. O colar é parte da coleção de joias criada para a exposição “Lapidando o Olhar - o Marajó em outros traços e novas formas", montada em 2009 no Espaço São José Liberto.

Nacional - Confeccionado em ouro 18k e quartzo fumê em três tons, a peça traz a lapidação diferenciada com grafismos da cultura marajoara, técnica desenvolvida pela lapidária Leila Salame, e já reconhecida nacionalmente. O trabalho de Leila integra o Manual de Lapidação Diferenciada de Gemas, organizado pelo designer de joias Adriano Mol e publicado pelo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Sebrae Nacional e governo federal.
 
Resultado de um processo totalmente artesanal, a joia apresenta gemas oriundas de municípios do interior do Estado. O metal também é da região, trabalhado pelo ourives Fábio Alves.
As autoras da peça são paraenses - Marcilene Rodrigues nasceu no município de Itaituba, no oeste do Estado, e Leila é natural da capital, Belém. Trabalhando com artesanato desde os 14 anos, Marcilene é formada em Psicologia e em Design de Interiores e desde 2007 é vinculada ao Polo Joalheiro. Seu trabalho tem a marca da inovação, assim como a técnica de Leila Salame, que a distingue entre os melhores profissionais do país.

Aascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso